Xbox Series X poderá ser lançada antes da PlayStation 5

52

A luta de consolas entrará na próxima geração ainda neste ano. Xbox e PlayStation medirão forças algures nos próximos meses, mas apenas a Microsoft indicou, para já, o mês de lançamento. Contudo, há pistas sobre dias concretos de lançamento.

Embora a Sony mantenha o dia e mês de lançamento uma incógnita, mantendo-o para algures no final deste ano, perto do Natal, será bastante provável que a PlayStation 5 seja lançada perto da sua rival Xbox Series X. Isto, porque será de aproveitar as diversas festividades a nível mundial que começam em Novembro (Thanksgiving, Black Friday e Cyber Monday) e culminam com o Natal em Dezembro.

O site VGC cita fontes que indicam que a Sony terá marcado eventos de marketing com algumas lojas de retalho por sete dias no Reino Unido, começando a 13 de Novembro. O que poderá indicar que a consola será lançada dentro desta janela de tempo, de 13 a 20 Novembro. E é também possível que o lançamento seja faseado em vários dias à volta do mundo, como no caso da PS4.

Mas, antes disso, a rival quererá antecipar o seu lançamento. Segundo o mesmo site e as mesmas fontes, a Microsoft estará a apontar para um lançamento na “primeira semana de Novembro”, antecipando-se à PS5 em cerca de uma ou duas semanas. Desta feita, porém, não parece que a XSeries X seja lançada primeiro em algumas regiões, com um desfasamento de um ano nas demais, uma infeliz decisão comercial que claramente afectou as vendas da anterior Xbox One.

Seja como for, certezas não há. As duas marcas estão a ser extremamente prudentes nas datas de lançamento e nas comunicações que estão a fazer sobre a próxima geração. O que se sabe é que as duas consolas estão com a sua produção a todo o gás e que as marcas estão a trabalhar para expedir consolas de maneira a que o stock fique disponível a tempo do seu lançamento.

Conforme saberão, a COVID-19 criou uma interrupção severa de logística a nível mundial. Isto poderá causar efeitos a médio prazo para as duas marcas, sobretudo em países onde ainda estão em prática medidas severas de confinamento. Há quem aponte já uma possível ruptura de stock nas primeiras semanas de lançamento, inclusive para pré-encomendas.