Xbox One com problemas técnicos durante horas

625

Durante mais de duas horas na quarta, muitos não jogaram na sua consola.

Foi o caos nos fóruns de apoio da Xbox durante o final da tarde de ontem. Milhares de utilizadores reportaram que a sua Xbox One estava com problemas graves, uns a reportar ecrãs negros outros a reportar que a consola nem arrancava.

O problema parece ter surgido algures durante a tarde de quarta-feira, afectando o que parecia maioritariamente consolas Xbox One clássicas (chamadas de Fat), mas também houve relatos de consolas Xbox One S com o mesmo problema, salvaguardando, pelos vistos, a Xbox One X destes problemas.

Ao arrancar a sua consola, os utilizadores queixaram-se que só viam um ecrã negro, que impedia qualquer interacção com menus ou jogos. O problema pareceu acontecer numa escala global e sem aparente motivo. O que originou uma indignação geral, que obrigou o suporte da Xbox a emitir um comunicado a agradecer paciência.

Embora houvessem recentes actualizações de firmware, nada de concreto parecia ter causado este problema. Acima de tudo, o erro era estranho, inibindo a utilização da consola durante várias horas para utilizadores de todo o mundo. Mesmo os técnicos de suporte da Xbox tiveram algumas dificuldades em entender o que se passava. Entre ataques de piratas informáticos ou falha grave no harware, muito se especulou. Até que Brad Rosetti, responsável pelo programa Insider da Xbox, descansou os utilizadores. Tudo não passava de uma falha de software.

Eventualmente, tanto Rossetti como o Vice-Presidente da Xbox Mike Ybarra deram a solução para quem estava com problemas. Deviam reiniciar a consola porque o erro, pelo que é dado a entender, tinha sido resolvido no lado da Microsoft e os serviços estavam repostos.

Não é claro o que se passou ao certo, mas “um serviço” do Xbox Live, pelos vistos, estava a causar o erro. Qual? Não foi revelado. Seja lá o que foi, durante cerca de duas horas, que mais pareceram uma eternidade, milhares de utilizadores não puderam usar a sua Xbox One. Há hora desta notícia, tudo parece finalmente estabilizado para os utilizadores.