Xbox Live Atacada? Ou talvez não?

1251

Há dias avançamos que um novo grupo de “hackers” chamado Phantom Squad tinha ameaçado cortar os serviços da Xbox Live e Sony Entertainment Network pela altura do Natal. Entre ontem e hoje os serviços da Xbox Live estiveram, ou em baixo, ou intermitentes na Xbox 360 e Xbox One. Todos temeram o pior. Será que os jovens piratas conseguiram mesmo impedir o acesso ao Live?

Hoje de manhã, na sua conta de Twitter, o grupo reivindicou o acto com uma simples mensagem “Xbox Live #Offline”. Durante cerca de sete horas muitos utilizadores inundaram os fóruns e serviço de apoio da Microsoft com informação que não conseguiam jogar online e alguns serviços como o Netflix e outros também pareciam afectados.

No entanto, há poucos minutos, houve um desenlace. Não só a tal conta de Twitter dos “hackers” foi suspensa pela administração do Twitter, como os serviços foram prontamente repostos. A mensagem do Xbox Support não deixa dúvidas:

Segundo a mensagem acima da conta oficial de suport do Xbox Live, os que continuam com dificuldades de acesso devem efectuar o que se chama de “hard reset”. Sigam as instruções simples no site oficial e deverão conseguir entrar nos serviços online sem quaisquer problemas. Se desejarem saber o estado do Xbox Live em tempo real, consultem a página de estado oficial dos serviços.

Antes da sua conta suspensa, os piratas anunciaram que “ é normal o Live estar de volta porque  pararámos o ataque”. Ora, é muito suspeita a prontidão da reposição, mesmo após tantas horas de inacessibilidade. Isto, já para não falar, na brevidade da mesma em comparação com a inteira semana de ataque prometida. Também não fica bem na fotografia a conta de Twitter de um grupo de gurus informáticos ser suspensa tão prontamente. Além disso, antes da suspensão, o grupo também anunciou que iria fazer o mesmo na rede PlayStation e, até agora, a Sony Entertainment Network está em perfeita actividade e sem problemas registados.

Foi mesmo ataque? Ou só uma coincidência aproveitada por pessoas com tempo a mais? Veremos nos próximos dias o que vai acontecer ao online da PlayStation e Xbox.