Xbox 360 celebra o seu 10º aniversário

xbox360

Custa a acreditar, mas é verdade, a Xbox 360 acaba de celebrar o seu 10º aniversário. Vamos dar uma vista de olhos pela sua jornada, observando os seus altos e baixos e como ainda hoje recebe jogos de elevada qualidade, como Rise of the Tomb Raider.

A consola foi lançada em 2005 em 13 países diferentes. Marcou o início de uma nova geração, chegando um ano antes da sua concorrência. Essa chegada prematura permitiu obter alguma vantagem inicial. Mesmo que por cá, assim como em toda a Europa, não realmente tivesse vencido as suas rivais, foi a consola mais vendida em muitos mercados, sobretudo nos EUA.

Ao longo do tempo recebeu três novos designs, maiores discos rígidos e um invejável catálogo de jogos. E não foi só o hardware que foi recebendo algumas actualizações. A sua dashboard, nome dado ao menu da consola, recebeu várias alterações que mudaram radicalmente o seu aspecto. Hoje em dia temos o menu ao estilo Metro, como a Microsoft nos apresentou no Windows 8. O melhor de tudo é que, ainda hoje, também recebe jogos novos.

No seu interior, a Xbox 360 está equipada com um processador PowerPC Tri-Core de 3,2Ghz com 512MB de memória GDDR3 para a RAM e com uma placa gráfica feita pela ATI que prometia um nível de qualidade bastante acima do normal com gráficos em alta definição.
No seu lançamento estavam disponíveis 18 títulos, entre os quais estavam presentes o Call of Duty 2, FIFA 06, Quake 4 e Perfect Dark Zero, todos eles grandes jogos dentro do seu género. Apesar de não termos visto numa actualização nas especificações propriamente ditas, os jogos evoluíram imenso com os programadores a conseguir cada vez mais tirar total partido da consola, bom exemplo disso é o Crysis 3 e o Grand Theft Auto V.

Nas duas imagens em baixo, podemos comparar o Call of Duty 2 com o Call of Duty: Advanced Warfare. Ambos correm na mesma consola, com o mesmo software, com a diferença óbvia do investimento e trabalho de optimização das duas produções.

Já com a concorrência no mercado, a Microsoft viu a quantidade de Nintendo Wii que era vendidas e decidiu apostar num acessório que nos permitia jogar com o corpo, sem necessitar de qualquer comando. Um tempo mais tarde, tínhamos connosco o Kinect, uma câmara bastante avançada para o seu tempo e capaz de conquistar famílias inteiras com os seus jogos como Just Dance, Raving Rabbids e Star Wars Kinect. Contudo, tal como os dispositivos de interacção visual na sua concorrente directa, rapidamente o Kinect caiu no esquecimento. Hoje, pouco mais é usado além de comandos de voz ou lançar os vossos próprios Shouts no Skyrim.

É muito interessante olhar para trás e ver todo o progresso da Xbox 360. A segunda consola da Microsoft marcou o início de uma nova geração e a empresa nunca deixou de a evoluir e suportar, mesmo depois do lançamento da mais recente Xbox One. Claro que houveram alguns problemas como o famoso Red Ring of Death que inutilizava completamente a consola. Mas qual foi a plataforma que não teve qualquer problema?

Foram sem dúvida 10 bons anos de Xbox 360. E prevemos que esta consola se mantenha entre nós por mais algum tempo. Além de uma excelente plataforma de jogos, é também um bom centro multimédia e em muitos lares é também leitor de vídeo, navegador web e até é um centro de interacção e rede social. E ainda hoje é vendida, com um preço bem mais acessível e com bons bundles de jogos disponíveis.

E tu, caro leitor, quando é que  compraste a tua Xbox 360? Qual é a tua memória favorita com a consola? Conta-nos tudo!

Comentários

Comentários