Windows 10 recebe suporte para tecnologia Ray Tracing

GeForce-RTX

É aquela tecnologia de bandeira da Nvidia para as suas novas placas gráficas GeForce RTX 2070 e RTX 2080. Apesar destas placas já terem chegado ao mercado, só agora os PCs com Windows 10 poderão testar os jogos que sejam compatíveis com Ray Tracing.

A compatibilidade é trazida pela actualização gratuita de Outubro do Windows 10. Para além desta nova tecnologia, há muitas alterações no sistema operativo, inclusive em melhorias no API DirectX 12 para os jogos neste ambiente. Contudo, a implementação nativa de compatbilidade com a técnica Ray Tracing é o principal destaque.

Apesar de já haverem jogos no mercado criados com esta técnica de iluminação e sombras, como Shadow of the Tomb Raider, ainda não havia compatibilidade no Windows. Agora, o DX12 suporta o chamado DirectX Ray Tracing, permitindo a quem tem um RTX 20 usá-la nesse jogo, mas também nos já anunciados Battlefield V ou Metro: Exodus.

A promessa é que esta tecnologia venha a revolucionar a forma como os jogos são iluminados, apostando numa técnica mais realista e mais rápida de implementar. Tivemos já um vislumbre de alguns jogos a correr com Ray Tracing em tempo real e o resultado é mesmo fantástico. Só que o preço de uma RTX 2070 ou RTX 2080 pode não justificar o avanço visual para muitos jogadores.

A actualização de Outubro para o Windows 10 já está disponível. Contudo, os primeiros a receber foram os membros do programa Windows Insider. Os demais deverão receber a actualização nos próximos dias de forma gradual.

Comentários

Comentários