Vídeo celebra 30 anos de Mortal Kombat

24

De jogo irreverente nas máquinas de arcada a autêntico ícone dos jogos de combate, Mortal Kombat já cá anda há 30 impressionantes anos. Os NetherRealm Studios comemoram a data com um vídeo especial.

Tudo começou a 8 de Outubro de 1992 com uma obscura produtora e editora chamada Midway. Arriscou muito, com um jogo muito diferente do que visualmente se fazia na altura, tão arcaico comparado com o que é hoje mas sempre com o mesmo espírito irreverente. Mortal Kombat é uma série de luta violenta, com muito gore, elementos sobrenaturais e algum humor.

Nunca pediu desculpa pelos momentos mais grotescos, com uma violência extrema que introduziu o mundo às famosas Fatalities, golpes finalizadores muito gráficos que “insultaram” muitos puritanos, o que lhe valeu banimentos em alguns países. Como curiosidade, foi MK que (em parte) justificou a criação da autoridade para a classificação etária nos Estados Unidos, a famosa ESRB.

Apesar a série tenha um lugar incontestado na História dos videojogos, nem sempre os títulos lançados na franquia foram bem sucedidos, num género pejado de óptimos títulos na concorrência. Contudo, já jogámos Mortal Kombat há muito tempo, com o último capítulo a tornar-se um marco visual sem precedentes. Entretanto, tivemos spin-offs, séries de animação na TV e até filmes, alguns “tão maus que são bons” e o mais recente que encheu as medidas dos fãs. Este vídeo comemora esse legado de 30 anos.

Para que esta comemoração fosse ainda melhor, era óptimo que os NetherRealm Studios anunciassem um novo Mortal Kombat. Apesar de várias reedições e plataformas já lançadas, MK 11 foi lançado em 2019 e já se justificava um novo título. Nunca se sabe se, especialmente neste dia de Aniversário ainda houvesse espaço para uma surpresa. Para já, temos este óptimo vídeo, que os fãs agradecem.

Parabéns Ed Boon e John Tobias, parabéns Mortal Kombat, parabéns NetherRealm Studios, parabéns Warner Bros.