Versão PC de Fallout 4 recebe modo Survival

headerfallout4

Para já, está apenas disponível para subscritores de versões Beta na plataforma Steam no PC. No entanto, o modo de dificuldade “Survival” de Fallout 4 chegará a todos em breve. E se pensam que é só uma forma mais difícil de jogar o RPG da Bethesda, desenganem-se. Há mais envolvido e pode mudar a nossa forma de o jogar.

Então, mas o que se trata este novo “Survival”? No blogue oficial da Bethesda podem encontrar uma detalhada explicação do que está envolvido neste novo modo de dificuldade. Basicamente, não se trata apenas de um modo com adversários mais difíceis. Tal como o seu título indica, é um modo de sobrevivência com diversas lógicas que tornarão Fallout 4 mais desafiante e, quem sabe, ainda mais interessante.

Para começar, a Bethesda começa por enumerar quatro pilares sobre os quais assenta o essencial do novo modo de jogo: Estratégia, decidindo quando e como entrar em combate, qual o equipamento necessário para os combates ainda mais brutais; Exploração, abrandando o passo do jogo, obrigando os jogadores a explorar com mais cuidado o mapa; Gestão de Recursos, decidindo qual o melhor balanço de itens a carregar e diminuindo a quantidade dos mais fáceis de adquirir; E Role Playing, aumentando o realismo do jogo e das circunstâncias que encontramos.
Com estes pilares bem firmes, há diversas novidades na jogabilidade que afectarão directa ou indirectamente a jogabilidade de uma forma muito concreta. A saber:
  • Salvar só quando dormimos: Todos os autosaves e saves manuais estarão desabilitados.
  • Fast Travel está desabilitado: Agora temos mesmo de explorar o terreno para ir de um ponto para outro. Tirar proveito das bases espalhadas pela Commonwealth é essencial.
  • Mortalidade aumentada: Há mais dano infligido e recebido. Os combates são mais estratégicos e precisam de mais perícia.
  • Rumo ao desconhecido: Os indicadores vermelhos dos inimigos já não aparecem na bússola e os pontos de interesse já só aparecem bem mais perto dos objectivos.
  • Nova Adrenalina: É um novo Perk que adiciona bónus ao dano e que aumenta consoante o número de inimigos que matamos. Dormir diminui o nível de adrenalina.
  • Exaustão, fome e sede: Agora é preciso gerir o desgaste. É preciso comer, hidratar e dormir para sobreviver. Caso contrário a nossa energia desce e a fadiga instala-se.
  • Gestão de fadiga: Funciona como a radiação, acumula-se caso não comamos, hidratamos ou dormimos, condicionando os pontos de V.A.T.S. ou o sprint.

Há também mais condicionantes para tudo isto como os tipos de cama usada, as doenças e os medicamentos que tomamos, os excessos no uso desses medicamentos que podem criar efeitos secundários, restauro de energia mais lento, membros partidos, peso de transporte reduzido (tanto nosso como dos companheiros), reestruturação do loot e dos inimigos e muitas outras coisas que a Bethesda promete ir alterando e adicionando.

Se experimentarem o modo “Survival”, não se esqueçam de dar o respectivo feedback no fórum dedicado ao novo modo. Nós, vamos testar o novo modo que nos parece alterar o jogo de forma quase radical.

Comentários

Comentários