Versão PC de Batman: Arkham Knight está prestes a ser (re)lançada

gordon

Quem o diz é a própria Warner Brothers num press-release relacionado com os mais recentes DLCs que já falámos aqui. Batman: Arkham Knight não tem visto dias felizes no PC, foi retirado do mercado e recebeu uma correcção que não resolveu tudo. Agora, pode voltar às lojas!

A história já vez correr muita tinta (ou píxeis, neste caso). A versão PC esteve, desde o primeiro dia, pejada de problemas técnicos que impediam alguns jogadores de sequer arrancar o jogo. A comunidade não se ficou e até arranjou uma correcção não oficial temporária. O que é certo é que as versões PC foram removidas das lojas e foi anunciado que só dois a três meses depois do lançamento estaria em condições de ser jogado e relançado. Entretanto, foram cancelados todos os DLC e actualizações de conteúdo no PC para este jogo.

Apesar de uma patch temporária oficial ter sido lançada, que corrigiu alguns problemas e renovou as esperanças dos jogadores, o jogo ainda teima em não correr correctamente em alguns PCs. Bastaram alguns dias desde o lançamento da correcção, para surgirem novamente os lamentos e protestos dos utilizadores, na sua maioria com problemas em hardware AMD.

No comunicado que a WB enviou à imprensa nestes dias, aquando do anúncio dos próximos DLCs, pode ler-se no último parágrafo o seguinte:

“Batman: Arkham Knight is based on DC Comics’ core Batman license and is available now for the PlayStation®4 computer entertainment system and Xbox One, the all-in-one games and entertainment system from Microsoft. The PC version of the game will be available in the coming weeks.”

O destaque vai para a última frase que traduzimos: “A versão PC do jogo estará disponível nas próximas semanas”. Embora “próximas semanas” seja algo vago, isto pode significar que, não só uma correcção definitiva estará prestes a ser lançada, como a versão PC poderá já estar a ser novamente impressa em disco para (re)entrar no mercado.

Também na plataforma Steam, o site SteamDB dá conta que nos últimos dias o jogo teve diversos uploads, inclusive de pacotes de DLC, mesmo estando indisponível para os consumidores finais. Um determinado ficheiro, denominado de “Patch 2”, chegou a estar denominado como “RC4”, que, traduzido, significa Release Candidate 4, ou Candidato a Lançamento 4, uma versão final de testes em programas, geralmente pouco antes do lançamento oficial. Na descrição do jogo, pode ainda ler-se: “Disponível no Outono de 2015”.

Para quem Arkham Knight jamais correu ou tem demasiados problemas, nunca é cedo demais receber esta correcção ou uma nova versão. Quem tem o Passe de Época (ou a versão Premium) e o jogo a correr dentro da normalidade, mesmo que tenham quebras de performance pontuais, a ausência de DLC é a maior das faltas. Ambos os casos têm aqui uma leve esperança de resolução dos problemas nos próximos dias. Só que, para muitos, Batman: Arkham Knight já não está na biblioteca de jogos.

Comentários

Comentários