
Perante a lista de nomeados dos BAFTA Game Awards 2023 haviam fortes evidências de quais os jogos que seriam mais premiados nesta edição. Agora, o prémio de melhor jogo do evento é uma surpresa.
Tal como previsto, God of War: Ragnarök arrecadou o maior número de prémios, levando seis máscaras douradas para casa, das quinze para as quais foi nomeado. Podemos dizer que foi o vencedor da noite, ganhando mesmo o voto de melhor jogo na votação do público, embora não tivesse levado o prémio maior do evento.
E, não, o grande vencedor não foi esse que estão a pensar. A academia Britânica elegeu Vampire Survivors como o melhor dos BAFTA 2023 e ainda levou o prémio de melhor design. É claro que as opiniões são variadas e que os gostos não se discutem. Mas, se dissermos que este é um jogo de origem Britânica, já explicará muita coisa. Curiosamente, na categoria dedicada ao melhor jogo Britânico… não venceu.
O outro “grande” da noite era Elden Ring que apenas acabou reconhecido pela propriedade original e… multi-jogador. Uma vez mais, vemos um prémio tão específico ser atribuído a um jogo em que esta componente online é algo acessória, havendo jogos realmente online bem mais dedicados, como os nomeados FIFA 23 ou Modern Warfare II.
Esta é a lista completa de vencedores:
Melhor Animação
- God of War Ragnarök
Conquista Artística
- Tunic
Conquista de Áudio
- God of War Ragnarök
Jogo do Ano
- Vampire Survivors
Melhor Jogo Britânico
- Rollerdrome
Melhor Estreia
- Tunic
Jogo em Desenvolvimento
- Final Fantasy XIV Online
Jogo para a Família
- Kirby and the Forgotten Land
Jogo Além do Entretenimento
- Endling – Extinction is Forever
Melhor Design de Jogo
- Vampire Survivors
Multi-jogador
- Elden Ring
Melhor Banda-Sonora
- God of War Ragnarök
Melhor Narrativa
- Immortality
Melhor Propriedade Original
- Elden Ring
Melhor Performance num Papel Principal
- Christopher Judge como “Kratos” em God of War Ragnarök
Melhor Performance num Papel Secundário
- Laya Deleon Hayes como “Angrboda” em God of War Ragnarök
Conquista Técnica
- Horizon Forbidden West
EE Melhor Jogo do Ano
- God of War Ragnarök
Além destes prémios, a academia ainda elegeu Shuhei Yoshida como vencedor do prémio BAFTA Fellowship, reconhecendo o seu contributo para os videojogos ao longos dos anos em que esteve nos comandos da Sony PlayStation.