Vejam o Unreal Engine 5 a correr numa PlayStation 5

63

Tido como um dos melhores motores gráficos do momento, o Unreal Engine 5 é a mais recente versão em desenvolvimento pela Epic Games. E o mais recente vídeo das suas capacidades, a correr em tempo real numa PlayStation 5 vai deslumbrar.

A demonstração chama-se Lumen in the Land of Nanite e mostra muitas das capacidades técnicas do novo moto gráfico. Lumen é a nova tecnologia de representação de luz, sombras e efeitos de luminosidade. Nanite é o novo módulo de geometria de micro-polígonos. Esta nova versão 5 só estará disponível no início do próximo ano para os produtores, mas já temos um vídeo a correr na próxima geração de consolas para nos impressionar.

É sempre assim numa demonstração de um novo motor gráfico. Efeitos arrebatadores, animações impressionantes, imagem a roçar o real. Mas, não se enganem. Este não é bem um jogo, é uma demonstração com uns poucos elementos interactivos para efeitos de apresentação de capacidades.

Imaginem que o que estão a ver acima é como um filme moderno, cheio de computação gráfica (CGI) de qualidade cinematográfica. A diferença principal é que é interactivo e tudo o que estão a ver é renderizado em tempo real numa consola de consumo.

Ainda assim, será de esperar que a actual e próxima geração de hardware tire pleno proveito das capacidades do Unreal Engine 5, com especial atenção para a próxima geração de placas gráficas Nvidia e AMD no PC, assim como as consolas PlayStation 5 (que corre a demo acima) e a Xbox Series X.