Valve estreia nova plataforma de chat no Steam

steamchat

Em testes Beta desde meados de Junho, a nova plataforma de conversação entre amigos no Steam foi finalmente disponibilizada para todos os utilizadores. A nova aplicação permite, finalmente, muito mais que penas listar amigos e enviar mensagens escritas.

Claramente inspirado noutras plataformas comunitárias, o novo Steam Chat conta com diversas novidades no que toca à comunicação entre jogadores. Com um design bem mais moderno e organizado, é possível ainda conversar individualmente com amigos via texto. Contudo, as novidades introduzidas alargam essa experiência.

Agora, é possível organizar os amigos em grupos, criar salas permanentes ou temporárias para vários jogadores, partilhar GIFs ou vídeos e até enviar convites para grupos específicos. A principal inovação, porém, é que foram totalmente integradas comunicações por voz, com opções robustas de sensibilidade e mistura com o som do jogo. Tudo parece funcionar de uma forma muito, mesmo muito, parecida com o popular Discord, em que os grupos que criamos agem como servidores de voz, independentemente do jogo em que estamos.

Ou seja, a Valve parece querer “comer” uma importante fatia do mercado no que toca à interacção entre jogadores. O Steam Chat original sempre foi algo acessório e pouco usado, colocando as plataformas TeamSpeak (agora muito menos usado e algo datado) e Discord (com mais de 130 milhões de registados) nas preferências dos utilizadores.

Com tantos utilizadores no Discord, a Valve quis, obviamente, defender-se. Vejamos agora se o Steam Chat consegue mesmo tornar-se concorrente. Curiosamente, no mês passado o Discord lançou uma importante integração de um hub de jogos, que permite até agrupar jogadores por alguns títulos em comum. É uma clara manobra para tornar o Discord mais relevante para procurar e interagir com jogadores, usando o jogo em comum como base. Resposta directa? Será que teremos uma loja Discord um dia?

Comentários

Comentários