Valve entra no mundo do VR com o Valve Index

348

Sim, é verdade. Apesar de ter trabalhado estreitamente com o projecto HTC Vive (que em tempos se chamou mesmo Valve VR), a Valve está mesmo a desenvolver um headset de realidade virtual. Contudo, não há ainda muitos pormenores.

Chama-se Valve Index e foi anunciado sem qualquer pompa ou circunstância no próprio Steam. A imagem apenas anunciar a data de Maio de 2019, com o texto “Upgrade your experience” (ou “Evolui a tua experiência”). Mais nada é indicado, nem mesmo o âmbito, o preço ou o hardware incluído.

Será um directo rival do sistema da HTC? Ou um dispositivo de menor performance, mais acessível? A intenção da empresa de Gabe Newell sempre foi a de trazer outras marcas de dispositivos VR para a sua plataforma SteamVR. Apesar de outros sistemas como o Oculus Rift poderem usar este software de forma emulada, faltam mais dispositivos dedicados.

Por outro lado, a Valve já tinha dado indicações de que gostaria de voltar a produzir hardware e software. Além do seu Steam Controller, a empresa tenciona também produzir novos jogos e controlos para acompanhar este Index.

A promessa da Valve é que teremos mais informações em breve. Possivelmente, já em Abril, mas é bem possível que só conheçamos todos os pormenores do dispositivo em si nesse mês de Maio.