Valve desenvolve software para melhorar o som nos jogos

758

O áudio é uma das principais fontes de imersão no jogos. Com a Realidade Virtual a sua importância é ainda maior. Certamente que qualquer produtora deseja transportar o jogador para o seu mundo virtual da forma mais imersiva possível . A Valve está a ajudar nesse ponto em especial com o seu novo software Steam Audio

O Steam Audio é um SDK (Software Development Kit) criado especialmente para simular como o som se propaga num espaço. A primeira versão foi concebida para o motor gráfico Unity e qualquer produtor o pode utilizar para os seus jogos, não necessariamente em títulos de Realidade Virtual.

Em teoria, o Steam Audio calcula como o som se propaga, ajusta o volume e a qualidade tendo em conta todos os materiais e físicas do cenário onde se encontra. O vídeo a seguir é um excelente exemplo do efeito final:

O Steam Audio SDK já está disponível como um plug-in para o Unity, mas também pode ser integrado noutros motores gráficos. A Epic Games, por exemplo, irá demonstrá-lo em funcionamento no seu Unreal Engine na próxima semana, durante a sua apresentação na GDC 2017.