Valve descontente com decisão comercial de Metro: Exodus

338

Recentemente, a 4A Games e a Deep Silver anunciaram que a versão PC de Metro: Exodus passou a ser um exclusivo da Epic Games Store. Depois de algum silêncio perante outros anúncios, finalmente, a Valve mostra alguma preocupação.

Com a pedra lançada por The Division 2, esperava-se mais jogos AAA seguissem esse rumo. Metro: Exodus é o próximo grande título a ser vendido em exclusivo pela loja da Epic, mesmo tendo já uma página de pré-encomenda no Steam. Quem lá pré-encomendou, pode ficar descansado que a Deep Silver irá honrar o compromisso. Contudo, desde o anúncio oficial que a pré-encomenda passou em exclusivo para a Epic Store.

A reacção da Valve, porém, não foi tão passiva como em ocasiões anteriores. Na página Steam dedicada ao jogo, a empresa afirma que acha a decisão de remover o jogo (da sua plataforma) “injusta para os clientes Steam, especialmente depois de um longo período de pré-venda”. A Valve continua pedindo desculpa aos seus utilizadores que esperavam a pré-venda continuar até ao lançamento como previsto, mas “só recentemente foram informados da decisão, dando tempo limitado para todos ficarem a par”.

Numa análise imediata, conseguimos perceber os dois lados. A 4A Games e a Deep Silver zelam pelos seus lucros, sabendo que a Epic Store apenas cobra 12% do valor das vendas, comparados com os 30% cobrados pelo Steam. Por outro lado, é um golpe duro para a Valve perder as vendas de um jogo tão esperado como este, a menos de duas semanas do seu lançamento.

Os tempos mudam e a Valve tem claramente de rever a sua posição. É que Metro: Exodus deverá estar na lista de desejos de muitos jogadores do Steam. É um dos jogos mais esperados do ano, pelo menos. E a sua perda é apenas um sintoma de a sua margem de lucro está a causar transtorno, perante uma concorrência tão forte.

Ao que tudo indica, esta exclusividade será temporária, muito possivelmente com o jogo a ser colocado à venda no Steam numa data a anunciar. Mesmo assim, o rombo está feito.

Metro: Exodus está Gold e será lançado no dia 15 de Fevereiro na PlayStation 4, Xbox One e PC. E há edições especiais para pré-encomendar. Já agora, consultem os requisitos técnicos desta versão PC.