Valve descobre e inviabiliza abusos de datas de lançamento no Steam

98

Os produtores exploravam um sistema para ter os seus jogos mais expostos.

Até agora era possível aos produtores mudarem as suas datas de lançamento de forma livre no Steam. Acontece que a Valve descobriu que alguns produtores estavam a jogar com esta hipótese para criar mais visibilidade aos seus jogos nesta plataforma.

Basicamente, o que os produtores faziam era alterar propositadamente a data interna de lançamento dos jogos. Esta data não era forçosamente igual à data anunciada publicamente, mas permitia iludir o algoritmo da loja digital, de modo a fazer com que o jogo tivesse mais hipóteses de aparecer na lista de títulos “popular upcoming” (lançamentos próximos mais populares). Assim, a exposição do jogo era muito maior nas listas do jogadores.

Ora, após alguns protestos de outros produtores que resolveram “jogar limpo” e denunciar os prevaricadores, a Valve tomou as rédeas da situação. Agora, para mudar as datas de lançamento previsto de cada jogo, é necessário contactar a Valve directamente, incluindo no pedido os motivos para a nova data desejada. A Valve reitera ainda que os produtores devem ter “bastante certeza” desta nova data. (a imagem é do aviso do Steam, capturada pelo utilizador HeadlessIvan).

Por um lado, a medida parece bastante acertada, não parecendo afectar atrasos ou antecipações que sejam mesmo necessários. Por outro lado, aquelas datas chamadas de “placeholders”, representando janelas de lançamento meramente estimadas de projectos em andamento, poderão ter os dias contados. Seja como for, quem explorava o sistema pode ter agora alguma dificuldade em ludibriar o algoritmo.