Valve cria nova protecção contra roubos em contas Steam

steam-guard-update-2-1500×999

Nos dias que correm, a pirataria vale-se, sobretudo, dos incautos. Há várias protecções disponíveis para as várias plataformas de compra e gestão de videojogos, desde autenticadores para dispositivos móveis, geradores passwords para emails seguros ou até contra-senhas previnem o pior. Mesmo com essas protecções no Steam Guard, a Valve implementará em breve uma nova medida para evitar roubos de contas.

Para quem não sabe, a aplicação Steam para dispositivos Android ou iOS possui uma opção para gerar um código nessa mesma App em cada autenticação no Steam. Ou então, cada vez que um novo IP ou dispositivo tenta aceder à conta, uma mensagem com um código único gerado aleatoriamente é enviado para um email seguro. Mesmo quem não tiver um smartphone para estas medidas de segurança, pode optar pela segunda nas opções do próprio Steam.

Só que muitas pessoas despercebem o perigo de ter uma conta exposta, mesmo com passwords complexas. Dado que é possível fazer Trading de jogos entre utilizadores, ou seja, remover jogos da nossa biblioteca para oferecer a outro utilizador, alguns piratas valem-se da falta de protecção de algumas contas para abusar desse serviço e obter facilmente jogos e itens de borla. Entram na conta desprotegida e transferem o que querem para uma outra conta sua, o processo é (ainda) instantâneo.

A partir de 9 de Dezembro, quem não tenha recorrido a uma autenticação de conta há pelo menos 7 dias, beneficia de uma nova medida da Valve que visa tentar atenuar este problema. O novo sistema de Trade Holds, faz com que o processo de Trading já não seja instantâneo, demorando até 3 dias para ser efectivado. Durante estes dias, o utilizador que descobrir que a sua conta foi pirateada pode travar o processo de transferência e apelar via Steam. Além disso, um Trade cancelado iniciará um processo de suspensão temporária dessa funcionalidade enquanto durar a investigação da Valve.

Este processo é muito bem vindo, uma vez que o apoio ao cliente do Steam é incrivelmente lento. Só para terem uma ideia, um simples reembolso de um jogo com problemas já nos demorou 6 dias a concluir. Idealmente, devem recorrer sempre ao sistema automático e gratuito do Steam Guard, que até simples de configurar e usar. Não arrisquem chegar ao Trade Hold. Já pode ser tarde quando descobrirem.

Comentários

Comentários