Valve altera apresentação das análises de utilizadores no Steam

SteamValve-1

Muitas vezes optamos por ler as famosas análises sucintas acerca de um jogo antes de o comprarmos no Steam. Ao contrário de sites externos, estas são feitas pelos próprios jogadores que compraram e jogaram um limite mínimo de horas antes dar a sua opinião. Algumas são cáusticas, outras são cómicas, nem todas são úteis e algumas até são injustas. A Valve mudou agora a lógica dessas análises.

Sobretudo de quem experimentou um jogo na sua fase Early Access, em que a produção estaria ainda a trabalhar no jogo, nem todos os comentários sobre um título são justos. Até agora, todos os que analisaram antes do lançamento do jogo possuíam essa designação, dando a saber que aquelas palavras podem ter sido escritas antes do jogo estar finalizado (e corrigido). Mesmo assim, a injustiça continuava caso uma análise negativa ser dada logo no lançamento, antes de alguma correcção. E o mesmo podia acontecer ao contrario. Uma análise positiva pode ser dada antes da produção deixar de corrigir o jogo, degradando-o.

A partir de agora, a Valve comunica que alterou a exposição das ditas análises, criando uma nova divisão “Mais recentes” para análises dos últimos 30 dias e outra secção análises votadas “Mais úteis” que também serão as mais destacadas numa página de resumo. Também na descrição do jogo haverá uma nova divisão entre análises recentes e um resumo de todas as análises gerais. No geral, um jogo pode ser designando como “negativo” mas há 30 dias para cá pode estar “praticamente positivo“, por exemplo.

Com esta medida, a Valve espera dar mais justiça às análises, limpando um pouco a imagem de um jogo pode ter tido pouco sucesso no passado mas está francamente melhor. Ou, então, ao contrário com um jogo bom no seu início mas que foi lentamente perdendo qualidade. A voz da razão, em todos os casos, é sempre da comunidade.

Os jogadores também passarão a poder consultar todas as análises em várias línguas, independentemente da língua que escolheram no Steam. Isto permite ter acesso a mais análises, para ajudar a perceber melhor se o jogo vale a pena. Até pode ser muito útil para línguas com poucos utilizadores, por exemplo, desde que entendam o que é dito, logicamente.

E há algo muito importante quando toca a falar de um jogo, que é o celebre “factor cunha”. Como há muitos jogadores que recebem jogos de graça para efeitos de análise ou por causa de alguma parceria, é bem possível que sejam condicionados por um jogo “oferecido” pela produtora. Agora, há também uma pequena caixa de diálogo na análise para indicar se o jogo foi oferecido pela produtora ou outra entidade.

Se quiserem mais pormenores, a Valve tem um artigo no Steam onde explica a sua decisão e as alterações mais significativas na secção de avaliação dos jogos.

Comentários

Comentários