Uso de gamepads duplicou no Steam

29

No mundo do gaming no PC, há um estigma antigo. Jogar nesta plataforma é sinónimo de apostar no teclado e rato, com muitos jogos a beneficiar desta dupla de controlo. Há, contudo, um grupo de persistentes que usa gamepad. E são cada vez mais.

Não é por mero acaso que o Steam melhorou recentemente o módulo Steam Input que permite o suporte para os comandos de jogo, recebendo mesmo suporte para o novo DualSense da PlayStation 5. São cada vez mais os utilizadores que optam por usar os vários comandos de consola no PC, havendo também vários fabricantes a criar novos comandos com suporte para PC.

Segundo informou a Valve, “nos últimos dois anos, o número diário de jogadores a jogar um título Steam com o um controlo mais que duplicou”. E adiantou que a percentagem de jogos jogados com controlo “pode ser 60% ou mais”, dependendo dos jogos. A Valve cita um exemplo de um jogo de skate, que tem mais de 90% de jogadores com comando a jogar.

Alguns jogos no PC já possuem completo suporte para comando, outros precisam de emulação, como a que é possível via Steam Input. Com esta funcionalidade, é até possível remapear botões e eixos ou reprogramar funções e mesmo macros. É, aliás, uma das melhores plataformas de emulação para esta finalidade. Assim, não é de admirar que a popularidade dos comandos sejam tão assinalável.