Unity adquire estúdios Weta Digital

31

Quem não conhece estas duas empresas, explicamos: A Unity é a produtora de um dos melhores motores gráficos para criação de jogos. A Weta Digital é uma das maiores produtoras de efeitos visuais no cinema.

Lembram-se dos fantásticos efeitos visuais da série Senhor dos Anéis ou O Hobbit? Ficaram deslumbrados com o “colosso” Avatar? Todos estes filmes (e muitos outros que talvez nem saibam), tiveram a mão desta lendária produtora Weta Digital na criação dos seus lendários efeitos visuais.

Agora, o estúdio originalmente fundado por Peter Jackson em 1993, baseado na Nova Zelândia e vencedor de vários galardões (inclusive Óscares), foi adquirido pela Unity por uns impressionantes 1.625 mil milhões de dólares (via The Hollywood Reporter). A aquisição visa tornar a Unity proprietária de várias ferramentas de simulação de pêlo, água e fumo, captura de movimentos faciais e software de renderização. Todos os 275 funcionários passam para a Unity, o que são boas notícias para estes profissionais.

Não fica claro se o motor gráfico passará a incluir estas ferramentas ou se a empresa irá usá-las noutros motores de produção diferentes. Afinal, criar jogos é bastante diferente de criar filmes. O comunicado apenas fala em “desbloquear o potencial deste “metaverse”. Os especialistas especulam que a Unity apenas quer dar o salto para a produção de cinema/televisão, como recentemente o fez a Epic Games com o seu Unreal Engine 5.

Curiosamente, ficámos a saber na esteira desta notícia que Peter Jackson continuará a ter um seu estúdio de produção de efeitos especiais, mas decidiu chamá-lo de… WetaFX. Parece que o produtor/realizador gosta mesmo dos grilos gigantes neozelandeses.