Uma biblioteca de artigos censurados… no Minecraft

the-uncensored-library-minecraft-fb-png__700

Num mundo que privilegia o acesso à informação, há governos que decidem combater a liberdade de expressão por censurar os cidadãos, sobretudo artigos jornalísticos de investigação. O Minecraft está a ser usado para combater esta realidade.

Sim, estamos a falar do jogo propriamente dito. Minecraft foi seleccionado pela organização Repórteres Sem Fronteiras para criar uma área onde artigos previamente censurados possam ser publicados. Trata-se de uma gigante área criada em jogo, chamada de “The Uncensored Library” num servidor aberto ao público. Lá, estão publicados artigos de jornalistas de países com censura activa, para já com contribuições de jornalistas de cinco países: Rússia, Arábia Saudita, México, Egipto e Vietname.

Os artigos estão publicados no formato de livros digitais em Minecraft, espalhados pela biblioteca virtual. O objectivo deste projecto é criar uma plataforma segura e anónima, para que os artigos também cheguem às gerações mais novas. Pode ser apenas uma “gota no oceano”, mas é sem dúvida uma iniciativa de enorme importância e validade na defesa dos direitos de jornalistas e repórteres que se veem privados da sua liberdade de expressão.

Mais informações poderão ser encontradas no site oficial, www.uncensoredlibrary.com e instruções para aceder à biblioteca virtual estão neste documento.

Comentários

Comentários