Um rumor aponta para uma nova versão da PlayStation 4

1080

É normal haverem versões ou modelos revistos das consolas no mercado. A PlayStation 3 e a Xbox 360 foram alvo de revisões de modelos mais compactos e mesmo de alterações visuais. Desta vez, no entanto, um rumor aponta a uma nova PlayStation 4 com maior capacidade de processamento.

O rumor surgiu no site Kotaku durante a sua reportagem na GDC da passada semana, tendo sido comentado por diversas fontes ao site. Logicamente, a Sony PlayStation não comentou rumores, ainda por cima tão vagos. Já chamada de “PlayStation 4.5” a potencial nova consola é bem mais que um novo modelo com outra cara. A ser verdade, a nova consola terá resolução 4K e mais dedicada a correr o novo PlayStation VR com um novo processador gráfico (GPU) mais potente.

No que diz respeito ao conceito de criar uma nova consola, quando a actual PS4 está implementada no mercado, parece-nos um plano algo arriscado. Se, no passado, a PS3 Slim possuía o mesmo hardware interno, apenas mudando o aspecto exterior e dimensão do aparelho, lançar uma versão com melhor performance poderá tornar a PS4 original actual algo obsoleta. Por outro lado, a tecnologia 4K ainda não está ainda realmente implementada, sendo necessário que os jogos tenham essa capacidade e que a nossa televisão ou monitor consiga correr com essa resolução.

Veremos como a Sony estará a preparar esta nova consola ou se tudo não passa de um rumor infundado. O timing não é inocente, porém, já que estamos numa altura em que as consolas estão a perder imenso terreno, com a tecnologia para PC cada mais poderosa.