Ubisoft volta à carga com NFTs, sem surpresa para ninguém

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Depois de testar a paciência dos fãs com o projecto Ubisoft Quartz, um projecto que alegava que os jogadores eram pouco inteligentes para o perceber, a Ubisoft está de volta a vender NFTs.

Desta vez, o “alvo” escolhido é a série Assassin’s Creed. Não bastava terem “detonado” a série Ghost Recon com a primeira tentativa, agora é outra franquia, bem mais popular que poderá “sofrer” com as experiências dos bens digitais “não fungíveis”. Muito já se escreveu a favor e ainda mais contra o conceito dos NFTs. Mas, o que está em causa não é a validade dos NFTs, que continuarão a dividir opiniões. Agora, o que se estranha é o timing desta nova iniciativa.

Com a grande quebra das moedas digitais e da produtividade do chamado blockchain no ano passado, seria de prever que empresas como a Ubisoft desistissem dos seus projectos. Apesar de já ter prometido que um dia voltaria aos NFTs, eventualmente a empresa recuou bastante na sua aposta com base no primeiro insucesso. Depois de um longo silêncio em torno do conceito, eis o que ninguém pediu. Sem surpresa mas com alguma perplexidade:

Desta vez, os NFTs estão “implícitos” na nova campanha mas são apenas uma parte da aposta central. Em parceria com os Integrated Reality Labs, a Ubi apresenta a linha Assassin’s Creed Smart Collectibles. Basicamente, são pequenos cubos de acrílico com a figura de Ezio, Altair e outros heróis personalizáveis da franquia, que incluem um NFT associado, integrado no blockchain Polygon.

Como em qualquer NFT, tudo funcionará com base na raridade e novo valor especulativo. Este título digital, porém, possui interacção através de uma app dedicada, com que será possível personalizar no fato, arma e pose do NFT, criando uma identidade única e aumentando a sua raridade. Depois o cubo de acrílico é impresso com essa personalização, contendo um chip que grava o mesmo boneco na sua versão digital.

No fundo é um título não fungível, impresso num objecto tangível. Ou, se quisrem, uma espécie de Amiibo glorificado selado em plástico, potencialmente caríssimo mas cujo real valor será perfeitamente ambíguo. A IRL prevê que no futuro seja possível ganhar troféus, evoluir a conta e desbloquear items especiais, possivelmente até para jogos da série (ou outras franquias) entre outras interacções. Claro que tudo dependerá da popularidade destes cubos.

Se ficaram interessados (a sério?), saibam que nem a Ubisoft nem os Integrated Reality Labs possuem uma data de arranque ou apresentaram (ainda) valores base para este projecto.

Supomos que a Ubi não tenha muita pressa para estrear estes Assassin’s Creed Smart Collectibles, até porque nos parece que tem pouca participação neste projecto, além de cedência de imagem da franquia. Ainda por cima, em vésperas de um novo Assassin’s Creed.

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