Ubisoft usa arte indevidamente em Assassin’s Creed: Shadows

AC-RED

Duas peças de arte conceptual de Assassin’s Creed: Shadows usaram bandeiras reais de um grupo de reenactment e a Ubisoft foi obrigada a pedir desculpas. Mas, há mais situações de aparente plágio que insatisfazem os fãs.

Numa altura em que os fãs Japoneses até querem a suspensão deste jogo, todo o cuidado é pouco para a Ubi. Um grupo que se dedica ao reenacting da Batalha de Sekigahara, o Sekigahara Teppo-tai (traduzido como Corpo de Infantaria Sekigahara), denunciou o facto da sua bandeira ter sido incluída em duas imagens conceptuais do jogo, adicionadas à edição de Colecção do jogo. Não haveria grande problema numa situação normal, seria óptima publicidade, o problema é que a Ubi usou essas bandeiras sem autorização.

Nota: A nível de contexto, entende-se por “reenacting” a ocupação de usar figurantes vestidos com peças de roupa, armaduras, equipamento, veículos e até armas que representem um determinado período histórico. Estes grupos existem para várias recriações históricas mas são, sobretudo, dedicados a reproduzir batalhas ou eventos militares reais, numa tentativa de reviver estes eventos de várias escalas. Em Portugal, por exemplo, já foram recriados os eventos das últimas horas da Revolução de 25 de Abril usando reenactors vestidos com fardamento e réplicas de armas da época.

Após a denúncia nas redes sociais, o grupo fez mesmo um pedido formal de esclarecimento e a produtora e editora Francesa fez um comunicado pedindo desculpas pelo sucedido. Este comunicado foi publicado na página Japonesa da Ubisoft, talvez para evitar um embaraço mais “global”. Além deste pedido de desculpas, a Ubi prometeu que não usaria mais estas bandeiras, além da já produzida edição de colecção. O grupo terá aceite as desculpas e a “solução” da Ubi. Mas não ficamos por aqui no que toca a acusações.

É que, continuando a ler os comentários dos utilizadores, deparamo-nos com uma série de acusações de outros plágios de outros formatos na arte do jogo. Há quem diga que os artistas que trabalharam no jogo não fizeram uma grande pesquisa e estudo conceptual, limitando-se várias vezes a simplesmente copiar arte e imagens históricas, o que também terá levado a usar uma bandeira de um grupo de reenactment sem sequer verificar a sua origem.

Se mais nenhum problema deste calibre empurre o jogo para mais tarde, Assassin’s Creed: Shadows será lançado a 15 de Novembro deste ano para a PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, ficando também disponível no serviço Amazon Luna.

Comentários

Comentários