Ubisoft apresenta XDefiant

13

Lembram-se de Hyper Scape? Não vos censuramos se não se recordarem deste título, a primeira tentativa de apelar ao vasto mercado de “shooters” Free To Play. Mas, a Ubisoft não desiste e vem aí XDefiant, um novo título de acesso gratuito, agora com a chancela Tom Clancy.

Não é claro porque é que Hyper Scape não vingou. Um jogo lançado no ano passado, que até já recebeu duas temporadas de conteúdo (com uma terceira a caminho), ainda por cima numa jogabilidade tão popular de “Battle Royale”. O número de jogadores é francamente baixo nestes dias, no que parece ser um “tiro ao lado” da Ubi.

Por isso… nada como apostar noutro jogo no mesmo género. Bom, mais ou menos. Ao invés de se focar no popular “Battle Royale”, a lógica de XDefiant é virada para a batalha em arena 6 vs 6, num “crossover” entre as vários jogos da franquia Tom Clancy. Temos muitos níveis de personalização, modos de jogo populares (casuais e competitivos) e várias facções e mapas facilmente reconhecidos de jogos como The Division, Rainbow Six, Ghost Recon ou Splinter Cell.

De notar que a produção anunciou que a jogabilidade será menos focada no aspecto táctico, como um Rainbow Six, mas sim num vulgar tipo de shooter linear e mais rápido. As habilidades e ataques especiais das personagens podem oferecer alguma variedade mas… honestamente, não parece oferecer nada de realmente inovador.

Porque é que a Ubisoft está tão interessada num jogo Free to Play? Parece uma contradição se o jogo é gratuito, certo? É que este tipo de jogos atraem muitos curiosos que depois não se importam de apostar em passes de época, itens de cosmética e outros bónus comprados com dinheiro real, disfarçado de divisa de jogo. É um negócio muito lucrativo para várias empresas, veja-se o caso da Epic Games com Fortnite.

Tom Clancy’s XDefiant será lançado algures neste ano para a PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Amazon Luna, Google Stadia e PC. Uma beta estará disponível para testar a 5 de Agosto e podem registar-se em playxdefiant.com.