Trilogia Mass Effect pode ser reeditada como Remake pela EA

32

Num ano atípico como este, uma notícia igualmente atípica. Não só a Electronic Arts não é muito conhecida pelas suas remasterizações ou reedições, como até já tinha dito que não planeava nenhuma reedição dos seus jogos. Mas, Mass Effect poderá ser uma excepção.

Recentemente, vimos algumas movimentações de jogos clássicos EA a preparar o seu regresso. O mais recente e que nos deixou bastante entusiasmados foi Crysis, recentemente confirmado como um regresso remasterizado. Por isso, esta outra notícia parece até ser algo plausível. Mas, vamos com calma…

De acordo com o relatório financeiro de Março de 2020, a Electronic Arts listou uma série de jogos que tenciona lançar neste ano fiscal que entre, que termina em Março 2021. Todos, menos um, que simplesmente lista como “HD Remake”. Podíamos simplesmente ignorar este jogo como sendo um qualquer projecto de restauro das suas produtoras internas, mas uma revelação aponta para a série de RPG espacial da Bioware.

O site Games Beat analisou os 14 jogos na lista, inclusive o tal remake omisso e, no final do artigo, o jornalista Jeff Grubb acabou por avançar que se trata da trilogia original de Mass Effect, que exclui o falível Mass Effect: Andromeda (felizmente). Como é que o jornalista sabe? Fonte segura? Especulação? Acesso privilegiado? Não sabemos, daí, por agora, tratarmos esta informação como um rumor.

A ser verdade, estas são óptimas notícias, não só para os amantes desta série lendária, como para todos os que gostam de um bom RPG, criado na era em que a Bioware ainda dava cartas como produtora de duas grandes séries neste género (Mass Effect e Dragon Age).

Depois do flop de Andromeda, sem um único anúncio relacionado com esta série e com a Bioware a braços com uma crise existencial (leia-se Anthem), uma remasterização deste clássico de elevada qualidade, criativa e visual, pode ser a lufada de ar fresco que a produtora precisa. E também a EA beneficiaria de um anúncio deste género, dado a queda de popularidade nas suas outras franquias.

Este ano, o EA Play que nos últimos anos tem sido o evento paralelo da Electronic Arts durante a E3 2020 será inteiramente digital. A haver um anúncio deste calibre, será, com certeza, neste evento oficial. Aqui, torcemos que seja mesmo verdade.