Tribunal Austríaco decreta caixas de loot de FIFA como “jogo de azar”

fifa22 (5)

A longa guerra de leis e recursos do que cada país considera que são as infames caixas de loot continua. Na Áustria um tribunal deliberou que os bundles de FIFA Ultimate Team são mesmo parte de um “jogo de azar”.

Como em vários países do mundo, o processo visava julgar se as “caixas de loot”, os pacotes de jogadores contidos no FIFA Ultimate Team, representavam mesmo um jogo aleatório de sorte (ou azar). Neste caso, colocava-se em causa as compras com dinheiro real por um jovem Austríaco de 17 anos e segundo o site PCGames.de (traduzido) o Tribunal Distrital de Hermargor, Áustria, não teve dúvidas.

Para o tribunal, os pacotes de FUT são como “jogos de azar licenciáveis” e dão um “benefício financeiro abrangido pelo Lei Austríaca de Jogo”, uma vez que podem ser revendidos em mercados paralelos. Isto vai contra a Lei do país e, assim, a EA estaria condenada a fazer o reembolso… Mas, foi a Sony PlayStation obrigada a fazê-lo.

Isto, porque a loja que é usada para efectuar as transacções de FUT nas consolas PlayStation é a PlayStation Store. Assim, é a própria Sony obrigada a indemnizar o jovem no total do seu investimento… 338,26€! Ok, não é muito dinheiro para devolver mas aqui a notícia é o precedente.

Embora a Sony possa obviamente recorrer, abre-se aqui a possibilidade de mais jogadores abrirem processos idênticos baseando-se nesta decisão. Também pode surgir daqui alguma pressão para a EA finalmente alterar o esquema de jogo de FUT e remover o factor “sorte” dos seus bundles.

Recordamos que as caixas de loot em videojogos estão cada vez mais condicionadas pelas leis de cada país, limitando o seu uso para maiores de idade ou sendo completamente removidos em alguns países.

Comentários

Comentários