
Não é um documentário mas uma versão “hollywoodesca” da improvável história de um dos jogos mais viciantes de sempre, Tetris. De jogo modesto a conspiração entre governos na Guerra Fria.
A história real do jogo é francamente interessante. Produzido pelo engenheiro Alexey Pajitnov em 1984 na, então, União Soviética, chegou ao ocidente como uma “bomba” política, tornando-se uma arma de arremesso do governo de Moscovo. É ainda hoje o jogo mais vendido de todos os tempos, produzido em quase todas as plataformas e com centenas de variantes (e ainda mais clones). Foi uma fonte inestimável de lucro para… algumas pessoas, talvez não para Pajitnov que só começou a ganhar dinheiro com o jogo em 1991, então já a residir nos EUA.
Produzido para o serviço Apple TV+, este telefilme com Taron Egerton (Kingsman) como Henk Rogers, Nikita Efremov como Aleksei Pajitnov e Toby Jones como Robert Stein, entre outras caras conhecidas, conta a sua versão da história, embora de uma forma claramente mais “emocionante”.
Duvidamos que Pajitnov andasse a fugir do KGB por Moscovo a alta velocidade ou que o protótipo do Nintendo Game Boy fosse mostrado a um mero vendedor de jogos. Curiosamente, Henk Rogers, aqui retratado como esse vendedor de jogos Americano, na verdade era Holandês. Mas, é claro que a viagem à União Soviética retratada em filme tinha de ser mais relevante com um “inimigo” directo da Guerra Fria.
Tetris irá estrear no serviço Apple TV+ a 31 de Março. E agora tirem a música do jogo da cabeça… boa sorte nisso.