Trailer de lançamento e… um sério aviso de saúde para Cyberpunk 2077

cyberpunk-2077-johnny-silverhand

Ok, ok, já andamos a falar deste jogo em demasia. Mas, sim, Cyberpunk 2077 é lançado daqui a dois dias e as notícias não páram, nem sempre pelas melhores razões. No dia em que estreia o trailer de lançamento, há uma aviso sério para a saúde dos jogadores.

Não é a primeira vez que um jogo é acusado de despoletar sintomas de epilepsia. Há vários tipos de epilepsia, sendo a foto-sensível a mais frequente ao jogar videojogos ou a ver filmes. Sequências rápidas ou usando luzes ou cores podem, de facto, despoletar sintomas ou, em casos extremos, até mesmo um ataque epilético.

Muitos são os jogos que apresentam avisos de foto-sensibilidade quando carregam, nem sempre realmente contendo cenas eventualmente perigosas. Ainda assim, devíamos sempre prestar mais atenção a estes avisos. Ao que parece, sequências em particular em Cyberpunk 2077, as Brain Dances, por causa dos seus efeitos visuais, parecem estar a afectar quem tem propensão para a epilepsia.

A situação não é para menosprezar, uma vez que uma analista Liana Ruppert do site Game Informer teve mesmo um ataque (e vários sintomas sérios) durante a sua passagem pelo jogo. Não só isto representa um perigo para os jogadores, mas também para streamers e criadores de vídeos que irão, com certeza mostrar o jogo a outros, expondo os incautos a eventuais problemas sérios. Não pensem que é uma situação isolada, uma vez que, em média, quase 90 pessoas são diagnosticadas todos os dias com epilepsia, de acordo com as estatísticas.

É algo exclusivo a Cyberpunk 2077? Certamente que não. Terá a CD Projekt RED descorado este pormenor tão importante de saúde pública? Também não acreditamos, embora dificilmente um jogo é criado tendo em conta todos os padecimentos de saúde. Contudo, este é um jogo que parece ser bastante popular e é previsível que mais pessoas se possam queixar, mesmo com o possível aviso no seu arranque.

Esperemos que a produção lance alguma correcção, efeitos alternativos ou alguma opção no menu para evitar problemas maiores. No passado, a CDPR mostrou-se sempre muito receptiva a feedback dos fãs, tudo leva a crer que o fará também neste caso tão sério. Entretanto, aqui fica o trailer de lançamento para o jogo:

Cyberpunk 2077 será lançado a 10 de Dezembro para a PlayStation 4, Xbox One, PC e Google Stadia, com o suporte via retrocompatibilidade com a PlayStation 5 e Xbox Series X|S, tendo uma promessa de update técnico durante o próximo ano.

Comentários

Comentários