Todas as informações de GTA 5 reunidas

2609

Depois de a Internet ter sido invadida com factos, detalhes e pormenores do próximo Grand Theft Auto, decidi fazer um apanhado e juntar tudo num só artigo, onde irei discutir todos os detalhes com vocês e explicar porque será o melhor GTA de sempre!  

Para começar, temos de reconhecer que a Rockstar sabe como gerir as expectativas. O primeiro trailer surgiu no início de Novembro e até hoje tem vindo a sair pequenas imagens que nos levaram a investigar ao pormenor cada uma delas, incluindo o nosso estudo do trailer quase frame a frame.

A última edição da revista Game Informer tem uma especial e exclusiva cobertura a GTA 5 de 18 páginas, de onde vieram a maior parte das informações que vou falar a seguir, mas antes de começar a falar de todos os detalhes deixo aqui a capa da revista…. Reparem, são 3 protagonistas, mas já lá vamos!

Qual é a razão por estes três criminosos quererem armar confusão na cidade de Los Santos?
Da esquerda para a direita os seus nomes são, Trevor, Franklin e Michael e cada um deles representa classes sociais diferentes.

Trevor é um ex-militar na casa dos 40 viciado em droga. A sua casa fica em Blaine County, zona bastante conhecida pelos motoqueiros em Los Santos. Trevor é um velho amigo de Michael.
Franklin é traficante e rapaz de recados, tem pouco mais de 20 anos e trabalha actualmente para um traficante de carros.
Com a ambição de subir na vida, Franklin entra em contacto com Michael.
Por último, mas não menos importante, temos Michael um assaltante de bancos experiente mas agora aposentado. Tem 43 anos e vive numa luxuosa casa em Rockford Hills com a sua esposa e dois filhos.
Mesmo sob um programa de protecção de testemunhas, Michael decide voltar à sua antiga profissão.

Está confirmado pela própria Rockstar que será possível trocar de personagem quando bem nos apetecer. Estas três perspectivas diferentes vão tornar Los Sants a cidade mais realista e desafiante que qualquer outro jogo e quebrar alguma monotonia da série colocando mais dinamismo na história.

Em GTA 4, a história se focava apenas em Niko Bellic e tínhamos de fazer missão após missão para desbloquear as restantes, GTA 5 por sua vez tem uma narrativa a cobrir três personagens diferentes e com missões diferentes. Ou seja caso, nos cansemos de alguma missão/personagem podemos sempre trocar e jogar com outra, colocando o jogo bastante mais longo.
Sempre que se troca de personagem a câmara recua ao nível do mapa, um efeito bastante familiar para quem conhece o Google Earth e de seguida volta a fazer zoom na personagem pretendida. Parece uma animação inteligente e bastante funcional, se não tiver qualquer tipo de paragem para um loading.

As personagens são apenas parte do que está para vir, a Rockstar criou o maior mundo aberto de sempre para este jogo, sendo cinco vezes maior que o último GTA! Para terem uma noção, o mapa de GTA 5 será maior que Red Dead Redemption, GTA 4 e San Andreas todos juntos!
Aqui entre nós… acho que a nossa vida social vai sofrer um pouco.
Viajar num mundo tão vasto vai ser importante e como tal ficarão felizes por saber que a Rockstar irá disponibilizar aviões logo no início do jogo isto sem contarmos com o regresso das bicicletas, carros, barcos, camiões, motas de água e muitos outros transportes que já revelámos aqui.

Para além das missões, assaltos a bancos e conduzir loucamente pela cidade é possível também levar as personagens às compras, beber uns copos ou até mesmo praticar alguns desportos como tennis, golf, mergulho e yoga. No entanto já não vai ser possível ter namoradas nem a possibilidade de ganhar peso como em San Andreas, não desanimem, pelo menos podemos voltar a comprar propriedades!

Todo o jogo foi construído do zero, com muitos aspectos a serem melhorados desde a luta a tiroteios e sem esquecer a condução, que Dan Houser, compara agora a outros jogos de simulação automóvel. O Multiplayer também não foi posto de lado, mas ainda não existem detalhes sobre ele.
Também toda a banda sonora foi criada especificamente para este GTA, terá as famosas estações de rádio, mas não músicas populares do nosso dia-a-dia. O que não quer dizer que seja mau de todo, tendo em conta que o Max Payne 3 e o Red Dead Redemption têm uma banda sonora bastante boa!

Em suma

GTA 5 vem mais uma vez revolucionar o mercado, quebrar recordes e estragar a nossa vida social. Acredito que isto é apenas um pouco do que poderemos fazer no novo jogo da Rockstar, mais detalhes chegarão no dia 14 de Novembro, próxima Quarta-Feira, com o segundo trailer do jogo. Já é possível fazer a pré-encomenda, mas vão ficar a sofrer de ansiedade até a primavera de 2013.