The Last of Us: Part II Remastered anunciado para PlayStation 5
Inevitavelmente, a história tinha de continuar na PS5. A Naughty Dog e a Sony Interactive Entertainment anunciaram a remasterização de The Last of Us: Part II para a PS5 com algumas novidades exclusivas.
The Last of Us: Part II foi um jogo muito divisor entre a crítica e os fãs. Apresenta uma história bem mais sombria, com momentos muito mais trágicos e perturbadores. Para nós, ainda é hoje “uma excelente demonstração de como é possível criar um título de grande qualidade narrativa, aliado a uma jogabilidade irrepreensível e um grafismo de sonho”. Infelizmente, quando escrevemos esta análise tínhamos um acordo de nunca mencionar Abby. Todavia, lá pudemos falar mais dela, sendo para nós “a” personagem deste jogo, criando uma antagonista odiada que se torna absolutamente contagiante, mexendo com vários paradigmas em videojogos. Por tudo isto, achámos sempre este segundo jogo imprescindível.
Apesar de ser possível jogar este título originalmente lançado na PS4 na consola mais recente, tendo até algumas melhorias visuais, faltava uma edição dedicada à nova consola, como tivemos com The Last of Us: Part I. Tal como essa reedição, esta sequela terá melhorias visuais e optimizações para o hardware mais potente. Porque foi lançado em 2020, porém, as mexidas técnicas não serão tão profundas, serão mais cosméticas. Mas, foram também anunciadas outras novidades interessantes para esta remasterização.
Para começar a produção anunciou o modo “No Return” que é um modo de sobrevivência no género “roguelike” que permitirá usar as mecânicas de jogo numa experiência única com inimigos gerados de forma procedimental. É possível escolher personagens diferentes e usar diferentes abordagens em cada encontro, obtendo também diferentes recompensas para melhorar as personagens e desbloquear outros itens. Há também um quadro de liderança mundial para desafiar o mais audazes. O modo “Speedrun” para os mais audazes, assim como as skins de bónus, modo de fotografia, funcionalidades que se estrearam no jogo anterior também aparecerão aqui.
Quem gostou de tocar guitarra no jogo original terá agora mais oportunidades de praticar neste instrumento com o modo “Guitar Free Play”. Terá vários instrumentos desbloqueáveis, pedais de efeitos personalizáveis, diferentes personagens, e diferentes locais. Ok, não é bem um simulador de guitarra mas até era bastante interessante, havendo mesmo alguns vídeos dedicados a criar músicas com o interface original. Enfim, não vamos ter um novo “Guitar Hero” (para já) mas temos a “coisa mais próxima”.
Mas, nem todos conhecem o segundo jogo, pelo que a Naughty Dog preparou uma secção de bastidores para conhecerem o estúdio por detrás e a concepção do jogo. Teremos os “Lost Levels” em que será possível conhecer algumas secções removidas do jogo final, ainda incompletas e com narração dos produtores. Por falar nisso, também serão incluídos os comentários do director Neil Druckmann, da argumentista Halley Gross e dos actores Troy Baker, Ashley Johnson e Laura Bailey. Estes serão comentários à história, personagens e à abordagem da equipa aos mesmos.
A nível técnico, o jogo terá uma resolução nativa 4K no modo Fidelity, 1440p upscaled até 4K no modo Performance e uma opção de frames por segundo desbloqueados para televisores como Refrescamento Variável (VRR). Terá também melhorias nas sombras, qualidade das texturas, detalhe em distâncias, animações e muito mais. Tudo isto só é possível com o poder da PS5, inclusive com o uso do feedback háptico e gatilhos adaptativos do comando DualSense. Também serão estreadas novas opções de acessibilidade.
Se desejarem pré-encomendar esta reedição, terão oportunidade de o fazer a partir de 4 de Dezembro, na sua edição regular ou na edição W.L.F. (em cima) que inclui uma caixa metálica, 47 cartas de jogo, 4 pins metálicos, uma patch e, claro, o jogo em si. Esta edição, para já, só estará disponível via PlayStation Direct nessa data. O preço desta edição não foi anunciado.
Quem já tinha o jogo na sua edição original PlayStation 4 poderá fazer o upgrade para esta remasterização para PlayStation 5 por apenas 10€ no lançamento, sendo também possível importar savegames do jogo original para esta reedição. Notem que se tiverem este jogo em disco, terão de possuir uma PS5 com unidade BluRay para usufruir desta promoção, uma vez que terão de inserir os discos sempre que quiserem jogar.
The Last of Us: Part II Remastered será lançado a 19 de Janeiro do próximo ano em exclusivo para a PlayStation 5. É evidente que depois seguir-se-á um port para PC que esperemos que corra bem melhor que o que aconteceu com o seu antecessor.
Comentários