The Elder Scrolls Online terá suporte para DX12 e 7º core da PS4

elder-scrolls-online-promo-archer-art

Há já algum tempo, na verdade aquando do lançamento do sistema operativo Windows 10, que temos vindo a falar do API DirectX 12. Também noticiámos que a Sony teria disponibilizado o sétimo core do APU da PlayStation 4 para os produtores de videojogos. Agora, a Zenimax Online Studios (Bethesda) anunciou que o seu jogo The Elder Scrolls Online iria receber suporte para estas duas novidades de processamento. Isto pode acontecer nas próximas semanas.

A revelação surgiu há algum tempo em conversa com fãs numa sessão online com a produção (ESO Live). A confirmar-se o que foi dito pelo produtor Jason Leavey, este será um dos primeiros jogos AAA a receber oficialmente o suporte para DirectX 12, o tal API que estreou com o Win10 e que promete grandes aumentos de performance. Actualmente, a maioria dos jogos apenas suportam um ou mais dos últimos APIs da Microsoft (DX9, DX10 ou DX11), sendo este último DX12 algo restrito ainda, sobretudo com hardware mais antigo.

De modo a obter melhor performance gráfica, este MMORPG deverá receber muito em breve uma actualização que lhe permitirá usufruir das enormes capacidades do novo API na versão PC para Windows 10. Não há, porém, uma data específica para esta actualização, mas desde a comunicação oficial em Setembro que haverão, com certeza, desenvolvimentos.

E as melhorias de performance não se ficam pelo PC. Recentemente também vos falámos de que a Sony disponibilizou o sétimo core do CPU Jaguar da PlayStation 4 para os produtores. Isto significa mais um núcleo disponível para processamento de modo a que os produtores utilizem esta maior capacidade em futuros jogos.

A actual versão de ESO: Tamriel Edition na PS4 está a correr a 1080p limitados a 30FPS. O uso do sétimo núcleo pode não significar um aumento de FPS, mas pode significar, isso sim, maior estabilidade no seu limite máximo de 30 quadros por segundo. Isto significa que, apesar da performance gráfica não ser significativamente aumentada, pode estabilizar e evitar quebras notórias em zonas ou situações mais exigentes do jogo.

Embora não saibamos ao certo quando estas novidades irão chegar ao PC ou à PS4, a próxima actualização para The Elder Scrolls Online deverá chegar nas próximas semanas, perto do lançamento do próximo DLC “Thieves Guild” que já vos falámos. Este DLC chega no próximo dia 7 de Março para o PC, 22 de Março para Xbox One e 23 de Março para PlayStation 4. Veremos se nessa actualização já teremos alguma melhoria significativa a nível de performance com estes novos recursos.

Comentários

Comentários