The Day Before foi adiado por disputa legal

1

A tal promessa da produção já não pode acontecer. The Day Before, um dos jogos mais adicionado à lista de desejos no Steam, foi adiado por causa de uma disputa legal.

Previsto para o início de Março, de facto temos visto muito pouco deste jogo para algo “prestes” a ser lançado. Mesmo sendo o segundo jogo mais desejado no Steam, atrás de Hogwarts Legacy não parece que a produção estivesse muito inclinada a mostrar o que estava a fazer. Quando todos esperavam alguma surpresa agradável, eis que a produção anuncia o impensável… ou será que é mais uma “compra” de tempo?

Segundo a nota acima, o próprio Steam bloqueou a página do jogo (está de facto omitida no Steam), resultante de uma denúncia ao título do jogo, feita pouco depois do anúncio original em 2021 e que só agora parece afectar directamente a sua publicação. A produção diz que só soube desta denúncia há dias (a 19 de Janeiro), alegadamente tomando-a de surpresa.

Infelizmente, poucos acreditam nisso, aumentando o “cepticismo” em torno da produção. Assumindo que, de facto, a produção foi tomada de surpresa por este bloqueio e pela denúncia, o que é que impediu a Fntastic de mostrar o progresso da sua produção ao longo dos últimos meses? E se a questão legal é para resolver, porquê esperar mais de meio ano, numa janela temporal tão específica?

Para já, a nota anuncia duas coisas. Em primeiro lugar, não iremos ver rigorosamente nada acerca do jogo tão depressa, fazendo com que o timing entre o anúncio de um novo trailer este “take down” seja profundamente suspeito. Por outro lado, a data de lançamento foi adiada… por oito meses! Sim, leram bem. Um jogo tão promissor e desejado pelo público mas com pouco para mostrar, teve um “conveniente” adiamento de meses.

Alguns vídeos iniciais e o trailer original (e único) foram várias vezes descritos como “orquestrados”, não mostrando reais pedaços de jogabilidade. Depois, havendo um jogo tão memorável em potencial, parecia que a produção se mostrava relutante em mostrar mais nos meses seguintes. Finalmente, este adiamento “oportuno” levanta ainda mais dúvidas sobre a legitimidade do projecto. O descrédito da comunidade é assinalável nas reacções ao comunicado.

Não nos parece que fique no topo dos desejos do Steam por muito tempo. Mas, se ainda assim quiserem esperar, a produção quer lançar The Day Before a 10 de Novembro deste ano… Será mesmo para acreditar?