
Depois do director Neil Druckmann descartar um possível próximo título de Nathan Drake vindo da produtora original, eis uma interessante coincidência. Terá a Sony feito um teaser de Uncharted 5?
No vídeo que partilhámos ontem “Ao Vivo da PlayStation 5”, um trailer promocional para a consola, vimos vários jogos serem apresentados como representativos da nova consola. Lá estavam, entre outros, jogos famosos como Spider-Man 2, God of War: Ragnarok, Horizon: Forbidden West, todos mostrados com “reportagens” ao vivo. Mas, os olhares mais atentos viram algo que merece destaque.
Em primeiro lugar, não parece haver uma referência a The Last of Us, o que é estranho, tratando-se da franquia do momento para os PlayStation Studios. É bem possível que a Sony deseje que esses jogos “respirem” um pouco, para não saturar a audiência. Outra hipótese mais provável é que a Sony simplesmente optou por não mostrar reedições de jogos da PS4.
Contudo, duas cenas rápidas parecem mostrar cenas familiares de outro jogo da mesma produtora. Parece Uncharted… mas, não é Nathan Drake que estamos a ver. “Olhos de lince” repararam que é uma jovem rapariga que segura uma tocha e que noutra cena parece replicar a célebre “troca de artefactos” protagonizada por Indiana Jones.
Poderá ser apenas uma sequência representativa e que não mostre nenhum jogo em particular, apenas uma referência a jogos genéricos de aventura. Contudo, todas as outras cenas possuem uma referência directa de um jogo concreto e que é fácil de identificar. Estas são as únicas sequências que não parece fazer sentido…
… a não ser que se trate de um Uncharted 5 ainda por anunciar. Talvez a Sony esteja a planear fazer um “reboot” da série com uma nova personagem. Ou então a filha de Nathan e Elena, Cassie Drake poderá continuar as aventuras dos pais. A especulação está ao rubro.
Mas, também poderá ser outro título completamente diferente e de outra franquia. Por exemplo, The Callisto Protocol e Destiny 2 são mostrados no vídeo mas não são franquias pertencentes à Sony. Por isso, esta poderá ser uma referência a outra futura aventura, não forçosamente de produção interna, por exemplo, Lara Croft num futuro Tomb Raider. Mas, todos preferem a teoria anterior.
Apesar da Naughty Dog não parecer interessada em voltar à franquia, é bem possível que passem a “tocha” a outro dos competentes PlayStation Studios. Os quatro títulos Uncharted e os seus spin-offs são marcas indeléveis no universo PlayStation e seria impensável simplesmente não termos um futuro jogo. Preferencialmente, que não fosse algum remake inusitado.