Teclado e rato na Xbox One “por meses”

razer-deathstalker-3

pouco menos de um ano, Phil Spencer lançou a ideia que o suporte para usar teclado e rato na Xbox One “era uma boa ideia”. Nesta E3 e em conversa com jornalistas, o patrão da marca Xbox torna a ideia ainda mais concreta.

Numa entrevista com o site PCGamesN acerca dos planos da Microsoft em relação à jogabilidade no PC, Spencer diz que o novo conceito “Play Anywhere” que permite jogar os mesmos jogos tanto na Xbox One como num PC com Windows 10 poderá ser um trunfo para o estreitamento das plataformas.

E mesmo a célebre barreira dos periféricos estará, em breve, ultrapassada. “Quando possibilitarmos PC e rato nas consolas,” diz Spencer, “será interessante saber o que pensam muitos dos criadores acerca de correrem numa consola os seus jogos de PC que dependem do rato”. Na entrevista, fica claro que a intenção não é jogar todos os jogos PC numa consola, mas permitir que alguns possam passar pelas duas plataformas.

Sobre a ocasião em que poderemos com esse suporte de PC e rato nas consolas, o patrão da Xbox diz que “a sua equipa abana a cabeça” de cada vez que se fala nesse suporte. Talvez porque ainda hajam obstáculos a ultrapassar. Mesmo assim, “na verdade, já há suporte de teclado nos modos de desenvolvimento (dev kit modes), mas o suporte para o rato ainda está um pouco longe”. No entanto, Spencer acrescenta que “muito longe não são anos, mas sim meses”, embora ainda não possa precisar uma data.

O suporte para jogos PC com teclado e rato é um alvo muito importante para a Microsoft, agora que está a estreitar relações entre a Xbox One e Windows 10, com a Project Scorpio no horizonte a querer tomar uma boa fatia do mercado do PC. Por outro lado, o interface com a Xbox One passaria a ter uma alternativa aos comandos clássicos, permitindo novas experiências e possibilidades.

Comentários

Comentários