Team 17 anuncia aposta em NFTs, desiste pouco depois

worms2020

Que a fama dos NFTs não é muito positiva não é novidade para ninguém. Ainda assim é uma apetecível fonte de rendimento rápido para quem aposta nestes bens digitais. A Team 17 estava disposta a abraçar esta tecnologia, mas teve de recuar.

A Team 17 é uma produtora independente de longa data, mais conhecida pela sua emblemática franquia Worms. Não é que seja um dos grandes “players” deste mercado mas tem a sua legião de fãs dedicados às minhocas explosivas. Por isso, quando o projecto “MetaWorms” foi anunciado, a reacção negativa dos fãs (e não só) fez a produtora recuar em menos de 33 horas depois do anúncio.

A ideia deste “MetaWorms” era criar NFTs baseados na franquia Worms, com um formato criado em parceria com a empresa Reality Gaming Group. Ao que parece, seria um projecto mais “amigo do ambiente” em termos de consumo de energia para manter o recibo digital da aquisição. Algo que é um pouco difícil de acreditar, dada a forma como a mineração é feita via Blockchain.

Os fãs fizeram-se ouvir online em oposição ao projecto mas, quem sabe a pior repercussão deste anúncio veio de uma produtora parceira, a Aggro Crab. Numa nota sucinta, a produtora anunciou publicamente que não mais iriam trabalhar com a Team 17, chamando mesmo os NFTs de “fraude”.

Por tudo isto, a Team 17 acabou por recuar na sua decisão, um pouco como aconteceu com a GSC Game World. Na nota partilhada, a equipa diz que “chegou ao fim o projecto MetaWorms NFT”, ouvindo “elementos da equipa, parceiros de desenvolvimento e as comunidades”. A decisão agradou os fãs e demais elementos, que tinham sido tomados de surpresa.

Ainda que empresas como a Ubisoft se mantenham firmes nesta “saga” dos NFTs, chegando mesmo a insultar os jogadores, outras chegam à conclusão que o lucro possível destes bens digitais, não compensam a má publicidade em seu redor. Para todos os efeitos, mesmo com as melhores intenções, os NFTs funcionam numa base injusta de especulação, gerando valor de coisas que, no rigor, nada valem. E essa lógica, de facto, tem contornos de fraude.

Comentários

Comentários