Também Diablo IV sofre fuga de informação

14

Depois a polémica em torno das imagens alegadamente roubadas de Grand Theft Auto 6, parece que também a Activision Blizzard teve a sua fuga de informação com imagens de produção de Diablo IV.

Por um lado, entendemos que há quem lucre com estas coisas, tentando obter algum dinheiro pelo “resgate” deste tipo de informação. Para todos os efeitos, é uma tentativa de extorsão. Por outro lado, é um claro uso indevido de propriedade intelectual. Por mais que os jogadores fiquem entusiasmados com o que se partilha, é sempre um crime.

Tal como no caso de GTA6, também não iremos publicar as imagens divulgadas. Contudo são cerca de 50 minutos de jogo divididos em dois vídeos. Ao que parece, um tal de “iV1rus0” (não podia ser um nick mais genérico) terá inadvertidamente adquirido os vídeos num stream fechado, pelo vistos via Discord (já que é possível escutar as notificações desta plataforma). No vídeo com watermarks, as vozes dos streamers estão distorcidas, talvez para ocultar as suas identidades.

Tal como no caso de GTA6, estas imagens denotam uma versão inacabada do jogo, bastante familiar nesta série e com alguns elementos novos. É possível ver uma das classes, o Bárbaro e várias suas habilidades e poderes. Tirando alguns bugs notórios, as imagens deixaram boa impressão. Esta pode muito bem ser uma versão Beta do jogo. Se for esse o caso, porém, não torna o acto menos criminoso, já que essa versão estará vedada a partilhas por algum contrato de confidencialidade.

Como seria de esperar, também a Activision está a “apagar fogos” removendo os vídeos onde quer que já tenham sido copiados. Até à hora desta notícia, não há ainda uma reacção oficial. Contudo, é de esperar que a editora e produtora ainda reaja com um esclarecimento em breve. E se esta foi mesmo uma fuga inadvertida da beta fechada, provavelmente esses testes serão interrompidos.

Até haver uma reacção oficial, esta fuga de informação não parece ter afectado a produção de Diablo IV. Continua previsto apenas para 2023 para PS5, Xbox Series X|S e PC.