Também a Ubisoft não comparecerá na E3 2023

E3-2023-WASD

Depois da Microsoft “largar a bomba” de informar que não estaria presente nesta edição da E3 2023, também a Ubisoft não irá marcar presença. É uma decisão algo previsível mas que torna o evento ainda mais redundante.

Tal como a Microsoft, a Ubi era presença habitual nas últimas edições do evento, trazendo as suas principais novidades em conferências ao vivo, por vezes bastante caricatas, onde o próprio Yves Guillemot aparecia para anunciar mais um grande título da produtora e editora Francesa.

Contudo, a Ubi está bem longe dos seus tempos áureos. A braços com adiamentos e cancelamentos, projectos falhados e decisões de pouco sucesso, a empresa está a passar por um péssimo momento, em que o CEO não está propriamente a assumir culpas, o que motiva o descontentamento dos seus funcionários.

Depois de cancelamentos em 2020 e 2022 motivados pela pandemia, a ESA esperava voltar à boa forma com a edição deste ano a marcar também o regresso aos eventos com público. Contudo, depois da PlayStation e Electronic Arts terem deixado o evento há alguns anos, também a Microsoft decidiu não comparecer. Agora, é a outra grande marca a anunciar ausência.

Ao site VGC, um representante da Ubi explicou que, apesar de “tencionar comparecer oficialmente”, a empresa Francesa decidiu “partir noutra direcção, promovendo um Ubisoft Forward Live no dia 12 de Junho em Los Angeles”. Ou seja, como a Microsoft, terão também um evento paralelo dentro das datas da E3 mas… não estarão no evento em si.

Se vos parecer um aproveitamento do que de melhor a E3 proporciona, exposição, mas sem os encargos de estar presente fisicamente, não estão sozinhos. No fundo, foi o que a EA fez durante várias edições de EA Play em paralelo com a E3, praticamente a uns meros quarteirões de distância.

Como dissemos no caso da Microsoft, este pode ser um fim de uma era em que a Electronic Entertainment Expo era “o” evento do ano. Recentemente, vimos como a Gamescom e até os Video Game Awards ganharam muito maior notoriedade, sem esquecer que as marcas “descobriram” maior cobertura e controlo de datas com eventos próprios.

Duvidamos que a E3 deixe de acontecer, pelo menos por agora. Contudo, o custo, distância e menor relevância poderão não justificar a presença de mais empresas, colocando em causa futuras edições. Vejamos o que a ESA e a empresa na organização ReedPop decidem fazer.

E3 2023 acontece de 13 a 16 de Junho deste ano.

Comentários

Comentários