Take Two força fim de mods em GTA V e a comunidade reage

trevor

Quase todos os jogadores de Grand Theft Auto V redescobriram o jogo com o uso de mods. Uma aplicação muito famosa chamada OpenIV era usada para injectar os ditos mods não oficiais foi, entretanto, obrigada a cessar actividade pela Take Two Interactive. E os fãs não gostaram.

Após alguns anos a servir a comunidade de Grand Theft Auto, já desde o quarto jogo e até no falível Max Payne 3, a plataforma OpenIV vê assim a sua actividade cessar. O programa não é mais que um browser especial que permitia injectar ficheiros modificados no jogo no seu modo offline. Isto permitia que a criativa comunidade de modders criassem quase jogos inteiramente novos, como a famosa modificação para jogar como agentes da polícia no jogo, LSPD First Response.

Acontece que, segundo a Rockstar Games, o programa era muitas vezes usado também para fins ilícitos no online do jogo. Segundo a produtora, “mods maliciosos” são usados para dar vantagens a alguns jogadores no GTA Online, ultrapassando as defesas instituídas pela produção. E parece que o OpenIV, criado para outro fim que não esse, era um meio privilegiado para os cheaters injectarem esses mods ilícitos.

Tendo isto em conta, desde o final do mês passado que a Take Two está a envir notas de ameaça de processo em tribunal contra diversos produtores de mods, inclusive ao produtor Good-NTS da plataforma OpenIV. A ideia será travar actos ilícitos no GTA Online por obrigar os modders a cessar de produzir software à revelia da produção.

Só que, apesar de todos aplaudirem a extinção de mods que permitem actos ilícitos no GTA Online, a questão é que o OpenIV não servia apenas os cheaters desse modo online do jogo. Centenas de mods para o modo de carreira criaram novos mundos em GTAV, motivando mesmo novas compras do jogo e a apreciação da comunidade como um todo.

Por causa desta medida da Take Two e da Rockstar, as meta-análises do Steam dedicadas ao jogo sofreram um duro golpe de avaliações negativas. Entre muitas profanações e insultos, pode ler-se quase sempre que o motivo é um ataque claro à comunidade de modding. Como diz esta mensagem no Twitter do site Steam Spy, “nunca mexam nos mods”. A reacção foi mesmo intempestiva.

Talvez achem um exagero esta reacção. E certamente que muitos destes que agora criticam a produção são dos que usaram o OpenIV de forma ilícita. Contudo, espera-se um futuro sombrio para o modding deste jogo, que nunca teve suporte sequer para o Steam Workshop.

Ainda existem alguns programas injectores de mods como o RAGE Plugin Hook mas, possivelmente, será apenas uma questão de tempo até levarem também com o “martelo da justiça” dos advogados da Take Two Interactive.

Uma petição pública está a ser criada para tentar mover a posição da produtora e da editora. A comunidade está em luta aberta e a história não deve ficar por aqui.

Comentários

Comentários