Suporte para teclado está finalmente a chegar à Xbox One

razer-deathstalker-4

Promessa antiga do patrão da Xbox, Phil Spencer, esta funcionalidade é também há muito pedida pela comunidade de consolas. Suporte completo para uso de teclado está quase a chegar à Xbox One. Falta só o outro companheiro deste periférico, o rato.

A inovação faz parte do programa de inovação da Microsoft chamado Xbox Live Creators. Neste programa, criativos e produtores podem adicionar funcionalidade especiais do Xbox Live ou Windows nos seus jogos. A mais recente build de desenvolvimento disponível neste programa já oferece suporte para teclados alfanuméricos tradicionais.

Assim, os produtores de jogos poderão a partir desta build, adicionar funcionalidades que permita o uso de teclados físicos e, talvez até, usá-los como dispositivos de controlo. Esta funcionalidade é bastante interessante, uma vez que uma das mais assinaláveis limitações das consolas é mesmo o número de teclas disponíveis para controlo.

Contudo, quando seria de esperar igual suporte também para controlo via rato, as perspectivas são mais complicadas. James Yarrow, engenheiro da Microsoft em entrevista ao site Digital Trends afirmou que este dispositivos “provavelmente não funcionariam” nesta build. Contudo, na mesma entrevista o engenheiro Andrew Parsons adiantou que é possível que alguns modelos no futuro possam vir a tornar-se compatíveis.

O que isto significa é que foi aberta a possibilidade de, num futuro próximo, os jogos para Xbox One e Windows 10, dentro ou fora da produção interna possam ter suporte para usar teclado e rato como meios de controlo. Agora só temos de esperar pelo primeiro jogo com esta capacidade.

Até agora, jogar com este conjunto numa consola só era possível com dispositivos de terceiros que emulam os controlos do comando da consola em eixos e teclas. Um dos melhores exemplos é o dispositivo Hori Tactical Assault Pro para PlayStation 3 e 4 já analisado por nós.

Comentários

Comentários