Suporte da Capcom para Exoprimal vai terminar

Exoprimal (1)

É verdade, aquele jogo de combate com dinossauros à mistura que poucos se recordam por esta altura, vai mesmo deixar de receber conteúdo. Exoprimal, uma nova aposta da Capcom, já recebeu a sua última temporada.

Na nossa análise, bem que dissemos que Exoprimal tinha “uma ambição algo exagerada para uma entrega tão superficial“. Dissemos que lhe faltava “entusiasmo a contar uma boa história e a importante motivação dada aos jogadores para o repetir”. Ainda assim a Capcom insistiu no formato de “jogo como serviço”, não podendo simplesmente desistir desta sua aposta, apesar da opinião de crítica e fãs. Contudo, até onde pode ir um jogo recebido de forma tão morna, por mais que a produção insista nele?

Aparentemente, segundo o comunicado oficial da produção, dura mais ou menos um ano. Foi tempo que a Capcom levou para lançar quatro épocas de conteúdo adicional para tentar manter o interesse dos fãs e, talvez, chamar uma audiência maior. O jogo não irá (para já) encerrar o seu online mas a actual quarta época de conteúdo, que termina nesta semana (11 de Julho), será mesmo a última. Segundo a produção, doravante as quatro épocas irão regressão rotativamente, sendo até possível comprar novamente os passes de época para todos estes pacotes.

Adicionalmente, a Capcom explicou que todos os modos de jogo e itens serão mantidos enquanto o suporte ao jogo se prolongar, inclusivamente será adicionada a possibilidade de jogar a solo ou em modo cooperativo com a adição de bots da IA para preencher as sessões. O que é uma indicação clara da fraca adesão dos jogadores nestes dias e como a Capcom prevê que ainda menos continuem a jogar, ao ponto de não preencherem sessões em número suficiente.

No último relatório financeiro tornado público pela Capcom, Exoprimal foi claramente o título menos bem sucedido da Capcom. Apesar do seu sucesso em várias franquias, a produtora e editora nipónica falhou aqui em lançar um novo IP, mesmo que fosse tão inspirado em clássicos de renome, como Dino Crisis e outros. Talvez por isso esteja agora a apostar tanto nas suas franquias de sucesso, inclusive com reboot, remakes e remasters. Mais vale apostar “na prata da casa”.

Comentários

Comentários