Stellar Blade permanecerá sem censura com protestos da EA

StellarBladeRaunchy

Se viram algum material promocional de Stellar Blade, notaram que a protagonista possui umas vestimentas bem reveladoras, além de algumas momentos algo grotescos. Contudo, o jogo não será censurado em todas as regiões.

Isto é particularmente notório, uma vez que em algumas regiões os jogos são amplamente censurados para esconder estes itens mais adultos, de modo a manter uma classificação etária mais baixa. A alternativa é serem confinados a regiões sem censura ou simplesmente serem banidos. É o caso do Japão onde vários jogos são alterados ou obtém uma classificação etária muito restritiva. Mesmo a própria PlayStation costuma restringir bastante os jogos lançados na sua plataforma, exigindo um padrão de conteúdo muito próprio.

Contudo, parece que Stellar Blade não vai sofrer com a infame “fita-cola vermelha”. De acordo com a conta oficial de Twitter do jogo, a produção promete que o jogo não será censurado em nenhuma região, incluindo a já mencionada região do Japão.

Por um lado, é uma boa notícia para a visão criativa da produção do jogo que, assim, não vê a sua criação alterada, por mais que algumas pessoas a achem um tanto exagerada. Opiniões à parte, parece ser uma excepção à regra, depois de inúmeros jogos terem sido alvo de edições de última hora para atender aos requisitos das entidades reguladoras. Foi o caso, por exemplo, do recente remake de Dead Space, banido das vendas no Japão porque a entidade oficial CERO se recusou a classificar o jogo.

Ora, isto já originou uma resposta à altura, desta feita pelo director da Electronic Arts Japão, Shaun Noguchi que publicamente manifestou o seu desagrado por ver Stellar Blade receber uma classificação CERO D (para maiores de 17 anos ou com consentimento parental). Para o executivo, o “gore” presente em Stellar Blade será equivalente ao de Dead Space, o que significa que, para si, houve dualidade de critérios, mostrando até algumas imagens de gore que o X/Twitter ironicamente censura (e impede que o publiquemos aqui).

O que está aqui em causa não é uma crítica ao jogo em si, mas à entidade reguladora CERO que não pareceu fazer justiça no caso da Electronic Arts. É preciso notar que Stellar Blade é um jogo de produção nipónica da Shift Up com edição da também nipónica Sony Interactive Entertainment, ao contrário de Dead Space de produção estrangeira (EUA), o que torna a situação ainda mais estranha.

Stellar Blade será lançado a 26 de Abril nas consolas PlayStation 5. A pré-encomenda está já no ar na PlayStation Store, com as edições Standard e Digital Deluxe, esta incluindo uma série de extras. Há também um simpático conjunto de bónus de cosmética para quem fizer essa pré-encomenda.

Comentários

Comentários