Steam Deck “escorrega” para o próximo ano

14

Embora não tivesse ainda um dia concreto, sabíamos que a Valve planeava lançar a sua consola portátil Steam Deck no próximo mês de Dezembro. Contudo, como tanta coisa neste ano, o seu lançamento foi recentemente adiado.

A razão para o adiamento, diz a Valve, prende-se com questões nas cadeias de distribuição e na falta de disponibilidade de uma série de componentes. Mesmo a nova janela de previsão é um pouco incerta, dependente que está da situação global actual. Com este adiamento, obviamente, a Valve vai ter de ajustar as datas das reservas, alargando o período de disponibilidade.

Se foram um dos que pré-encomendaram a consola, podem rever a sua disponibilidade na página da loja do Steam Deck. Não chegando a tempo do Natal, é possível que algumas reservas sejam removidas. Ainda assim, não parece que seja uma quebra significativa, dada a boa reacção ao anúncio da consola.

Para quem não conhece, a Steam Deck é uma consola que emula jogoas de PC, tendo os comandos de controlo no próprio dispositivo. Lá dentro está um processador da AMD, mais precisamente um APU que inclui um processador Zen 2 até 3.5GHZ e um GPU RDNA 2 de 1.6GHz, muito semelhante aos que equipam as consolas PS5 e Xbox Series X|S. Como armazenamento, contem com três opções: Uma drive eMMC de 64GB ou uma SSD NVMe, com capacidade de 256GB ou de 512GB. Terão também possibilidade de expansão de armazenamento via USB-C ou cartões microSD.

A consola Steam Deck tem agora uma previsão de lançamento para o mês de Fevereiro de 2022. Como dissemos, mesmo esta janela de previsão poderá sofrer alterações.