Steam bate recorde de utilizadores

steamhd

Se dúvidas haviam da popularida da plataforma PC no mundo do gaming, esta marca deve confirmar essa tendência. A plataforma Steam da Valve bateu novo recorde do seu maior número de utilizadores simultâneos. Mesmo que nem todos estivessem a jogar.

Estamos a falar de utilizadores a usar a plataforma em simultâneo, ou seja, activamente registados e a usar o programa, não forçosamente a jogar. Nessas condições, segundo o site SteamDB, o anterior recorde de 18.537.490 jogadores de 14 de Janeiro de 2018, foi batido no passado Domingo, registando às 14:20 (hora de Lisboa) uns impressionantes 18.801.944 de utilizadores ligados em simultâneo. O anúncio foi feito no Twitter.

Para esta marca, devem contribuir as campanhas sucessivas de saldos nesta plataforma, desde a campanha de Outono até à mais recente relacionada com o novo ano Chinês. Também se trata de uma hora de pico de actividade, num dia igualmente bastante activo no fim de semana. E não podemos esquecer que é Inverno no Hemisfério Norte, convidando a ficar em casa. Em Abril do ano passado, o Steam chegou aos mil milhões de contas criadas, com 90 milhões de jogadores activos, pelo que a marca anterior estava destinada a ser batida eventualmente.

Curiosamente no mesmo anúncio, comparando com o mesmo período de há dois anos, o SteamDB dá conta de um decréscimo de cerca de menos 1,2 milhões de jogadores realmente a jogar algum dos seus jogos via Steam. E também fica no ar pergunta inevitável do que é que estes 18 milhões estavam a fazer no Steam, se apenas 5.8 milhões estavam a usá-lo para jogar.

A resposta pode ser simples. Além dos inúmeros fóruns e grupos de chat disponíveis, o Steam, por defeito, arranca com o sistema operativo, pelo que os jogador pode ter o seu PC/Mac ligado e nem sequer estar a jogar. As estatísticas são mesmo assim.

Comentários

Comentários