Square Enix está a preparar a venda da Io Interactive

ioint

O estúdio Dinamarquês que esteve por detrás da produção da série Hitman poderá estar no mercado depois da Square Enix anunciar que a empresa já não está nos seus planos de investimento. A Io Interactive estará neste momento à procura de investidores.

Segundo um comunicado para investidores da editora nipónica, o objectivo desta manobra, é “maximizar a satisfação dos jogadores e o potencial do mercado futuro”, enquanto focam “os recursos e energias em franchises e estúdios principais”. Ou seja, depois de alguns anos a angariar estúdios e IPs na sua posse, a Square Enix estará a eliminar do seu portfólio estúdios e séries de menor relevância para os seus investimentos.

Desde 2009 que a Io Interactive passou a pertencer à Square Enix, depois desta ter adquirido a editora Eidos Interactive, então empresa-mãe não só da produtora Dinamarquesa, como também da Crystal Dynamics, detentora dos direitos sobre a série Tomb Raider. Veremos se também esta produtora será afectada por esta reorganização no futuro.

Além de Hitman, a Io também trabalhou na série Kane & Lynch, Freedom Fighters e num pequeno jogo chamado Mini-Ninjas. Contudo, a série do Agente 47 será a mais apetecível do seu portfólio. Ainda não se sabe o que acontecerá aos direitos sobre a sua propriedade intelectual, mas a Square Enix não deverá cedê-los, sobretudo depois do sucesso do último jogo.

Numa altura em que já se deveria estar a preparar as novas temporadas de Hitman, nada fazia prever este “divórcio”. Mas, já era um pouco estranho este silêncio em torno dos novos episódios da série do Agente 47. Ao que parece, esta separação já aconteceu desde 31 de Março e só agora foi tornada pública.

O futuro da Io Interactive passará agora por uma busca por um novo investidor ou editora. Provavelmente, terá de produzir novos IPs, abandonando uma série a que se dedicou desde 2000. A Square Enix estará à procura de investidores para vender a sua participação na produtora e assegurar o seu futuro mas, a confirmar-se que irá separar a Io da sua criação, será um duro golpe para a empresa.

Comentários

Comentários