Sony vai encerrar a PlayStation Store na PS3, PSP e PS Vita

28

Embora já nenhuns jogos sejam lançados para a PlayStation 3, PlayStation Portable e PlayStation Vita, estas consolas têm mantido a sua loja online para comprar jogos ns respectivas plataformas. Infelizmente, a Sony anunciou que essas lojas irão encerrar no próximo Verão.

É bem possível que ainda encontrem jogos PS3, PSP ou PS Vita à venda por aí em formato físico. Contudo, há só um único local para os comprar no formato digital, na PlayStation Store. Com a nova geração PlayStation 5 e com a PlayStation 4 ainda a dar cartas, não haverá problemas em escolher a opção digital dos jogos. Mas, nas consolas consolas mais antigas, tudo acabará entre Julho e Agosto.

A Sony informou que irá encerrar a PlayStation Store na PlayStation 3 e na PlayStation Portable no dia 2 de Junho de 2021, seguindo-se a da PlayStation Vita no dia 27 de Agosto. Esta decisão não é propriamente uma novidade, uma vez que circularam rumores na semana passada sobre esta intenção. Agora, é oficial. Por outro lado, há algum tempo que as lojas na PS4 e PS5 escondem os jogos destas plataformas, num fim praticamente anunciado.

Se por acaso ainda jogam na PS3, PSP ou PS Vita, têm estas semanas para comprar algum jogo que queiram. Se tiverem fundos na carteira, convém usá-los até lá nestas consolas. Após isso, o ícone da loja deverá ser removido ou ficar inactivo impossibilitando essas aquisições ou adições de fundos. As funcionalidades das consolas, porém, mantém-se com o devido suporte, inclusive a capacidade de descarregar jogos da vossa biblioteca previamente adquiridos ou vouchers do PS Plus.

Se por acaso têm dúvidas sobre esta questão, principalmente no que toca a fundos de carteira ou alguma outra questão de aquisição, a Sony criou uma página detalhada sobre o que será e não será possível fazer depois do fim do suporte da PlayStation Store nestas consolas.

Aqui entre nós, o fim do suporte das lojas digitais na PSP e PS3 são algo expectáveis dada a idade destas consolas. Agora, no caso da PlayStation Vita é, de facto, um pouco mais cedo que o esperado. Olhando à distância, a consola tem um tempo útil de vida de cerca de 9 anos, comparados com os 16 da PSP e 14 da PS3. É um estranho caso de insucesso numa consola portátil que foi (e ainda é) um marco tecnológico no seu sector.