Sony termina a venda de códigos para jogos PlayStation

367

Comprar códigos de jogos completos da PlayStation Network num cartão, eram uma alternativa a comprar caixas de jogos em algumas lojas físicas e online. Esse processo, que permitia ao retalho garantir vendas digitais, foi agora terminado pela Sony.

Embora os códigos tivessem o mesmo preço de um jogo em formato físico, as vantagens eram notórias para as lojas digitais, podendo manter stocks de cartões em maior número e evitando a necessidade de grandes espaços de venda. Contudo, conseguimos ver o principal objectivo desta medida da Sony. Em volta da PSN existe todo um mundo de sites de vendas de códigos, muitos deles com preços muito mais vantajosos que a Sony pratica. Sites como o G2A, por exemplo, vão ter sérias dificuldades se a moda pega e mais marcas decidem terminar com a disponibilidade destes códigos.

A Sony, por seu lado, não quer mais estes cartões à venda. Embora não houvesse nenhum comunicado oficial, a revelação surgiu online, com a divulgação de uma informação interna das lojas GameStop a dar conta do fim das vendas dos cartões a partir do dia 1 de Abril. Entretanto, a Sony lá confirmou a decisão à Eurogamer, observando que a sua decisão seria de âmbito global e não apenas nesta particular cadeia britânica de lojas.

Assim, a partir de Abril as compras de jogos digitais PlayStation fica exclusiva à PlayStation Store. Os cartões da PSN deverão desaparecer das lojas, com excepção dos códigos de passes de época, expansões, moeda de jogo, PlayStation Plus ou cartões de fundos.

A principal lacuna a preencher é a compra de jogos com dinheiro físico sem recorrer a cartões de crédito. Para isso, a Sony promete mais variedade de valores de cartões de fundos de carteira que irá apresentar em breve. Assim, comprar jogos com dinheiro vivo torna-se mais complicado mas é ainda possível, comprando o cartão de fundos para adicionar à carteira na PlayStation Network.