Sony remove referência 8K das consolas PlayStation 5
Se ainda possuem a caixa original da vossa PlayStation 5, reparem nos indicadores das capacidades da consola, onde figura a resolução “8K”. Guardem para a posteridade, já que as próximas caixas das consolas removerão este indicador.
Esta subtil e silenciosa alteração da Sony foi notada pelos que mais recentemente viram a consola à venda em lojas e grandes superfícies. Olhos atentos notaram que o “8K” já não está lá. Se forem consolas de stock anterior, é possível que ainda vejam a resolução nas caixas que estão à venda, contudo parece que a mais recente remessa já terá a alteração. Prestem atenção na próxima vez que forem às lojas:
So they apparently removed the 8K from the box on PS5s? Ha ha, that’s pretty funny and should have been done years ago. It’s pretty obvious that not only is 8K not suitable for these machines (aside from The Touryst) but 8K displays are not desirable. I wouldn’t want one. pic.twitter.com/XgFpPx0FWi
— John Linneman @dark1x.bsky.social (@dark1x) June 5, 2024
Esta alteração tem a ver com uma silenciosa (e algo embaraçosa) alteração nas capacidades reais da consola. Desde o seu lançamento em 2020 que a Sony apregoava que a consola era compatível com conteúdo 8K, chegando mesmo a comercializar televisores nessa resolução com o chavão “PS5 Ready”. Contudo, desde então, essa resolução nunca foi atingida pela consola. E não foi à falta de conteúdo, já que, em 2021 a consola já tinha recebido o jogo “The Touryst” com essa capacidade.
Então o que falhou? Tudo o que podemos fazer é especular. Inicialmente, a evolução das resoluções de televisores parecia realmente levar-nos para uma nova era 8K (ou mais). No entanto, o que se viu depois foi um abrandamento a nível de conteúdo de entretenimento em alta-definição. Tirando alguns filmes nessa resolução, não pareceu haver grande interesse em produzir séries ou jogos nessas dimensões. Uma outra hipótese igualmente plausível é a quebra de vendas de televisões e monitores 8K, sendo actualmente o Full HD (1080p) e o 4K (ainda) líderes de mercado.
Mas, para nós, a hipótese mais provável para esta remoção silenciosa de capacidades chama-se PlayStation 5 Pro. A próxima (mais que provável) consola da Sony poderá ser uma evolução técnica substancial da actual PS5 e PS5 Slim mas, terá de dar fortes argumentos para rivalizar com a actual geração. Então, porque não “transportar” esta compatibilidade para a nova consola, dando a entender que “até” é capaz de debitar maiores resoluções? Enfim, por agora só podemos especular mas quase que apostávamos que a próxima consola terá lá um “8K” na caixa.
Comentários