Sony promete refrescamento variável em todos os jogos PS5

ps5-console-3

Chega hoje à PlayStation 5 uma nova actualização de firmware. O que traz de novo até é significativo mas, no futuro, a Sony promete uma novidade importante para a performance. Vai integrar a tecnologia VRR.

A VRR é a sigla da tecnologia Variable Refresh Rate. Com base no protocolo HDMI 2.1, as televisões que incluem esta capacidade podem ajustar a sua taxa de refrescamento de acordo com o jogo. Isto permite eliminar perdas ou atrasos pontuais de fotogramas que causam “rasgões” na imagem (screen tearing) e até mesmo o infame lag de inputs. Obviamente, só mesmo com uma televisão compatível com VRR e um cabo HDMI 2.1 ligado à consola é que verão os reais efeitos da tecnologia.

No blogue oficial PlayStation, o vice-presidente da SIE, Hideaki Nishino explicou que esta novidade “chegará nos próximos meses à PS5”. A melhor notícia dada por Nishino é que todos os jogos nesta consola serão beneficiados por esta tecnologia. Apesar da Sony dar a possibilidade aos produtores introduzirem esta tecnologia nos seus jogos, mesmo que não tenham suporte, mesmo assim usarão a tecnologia VRR por suporte indirecto na plataforma.

Entretanto, a actualização 22.01-05.00.00 chegou hoje às consolas PS5 com algumas novidades de relevância. Além dos vulgares ajustes na performance, estão de volta as salas de conversa de parties abertas ou fechadas, ajustes no interface para os jogos e troféus, possibilidade de marcar jogos como destaque e ainda mais opções de acessibilidade.

A actualização é automática e gratuita na consola PlayStation 5. Na próxima vez que a ligarem deverá solicitar a devida actualização.

Comentários

Comentários