Sony processada por restringir vendas digitais à PS Store

playstation-store

Certamente já notaram que desde há algum tempo os jogos em versão digital para as consolas PlayStation já não podem ser comprados fora da PlayStation Store. Um grupo de alegados jogadores juntou-se para mover uma acção contra a Sony por causa disso mesmo.

Segundo o site Bloomberg.com, a acção toma em conta a decisão da Sony Interactive Entertainment de não mais permitir a vendas do jogos digitais em lojas de terceiros, uma decisão tomada em meados de 2019. Desde então, já não é possível comprar códigos de jogos noutras lojas, que depois só precisariam da PS Store para resgatar o código e descarregar o jogo.

A acusação falar de um “monopólio” nos preços dos jogos praticados pela Sony, alegando que os preços são “significativamente mais altos que no formato físico no mercado de retalho”. O artigo fala dos jogadores pagarem 175% mais por jogos via download que as versões em disco. Algo que parece um tanto exagerado se compararmos com os preços praticados por cá.

Ainda assim, é inegável que os jogos digitais têm um preço mais alto e por mais tempo que as versões em caixa, muito por causa das revisões de preços nas lojas e as promoções e descontos regulares. A Sony compensa isso também com diversas campanhas, algumas lançadas em sequência e com preços e ofertas bem atraentes.

Seja como for, o processo avança mesmo no Tribunal Distrital da Califórnia nos EUA. Ficaremos atentos para ver onde vai parar este processo, cujos contornos são ainda algo vagos. Todos sabemos como são os processos nos EUA e como alguns oportunistas usam-nos para fins próprios.

Comentários

Comentários