Sony PlayStation adquire estúdio Firesprite

19

Em continuação da sua expansão de estúdios internos, mais uma produtora se junta aos crescentes PlayStation Studios. Desta feita, é o estúdio britânico Firesprite, responsável por títulos como The Persistance e co-produção de outros títulos populares.

É caso para dizer que se fez aqui um círculo completo. É que, há cerca de 10 anos, este estúdio foi fundado por elementos que se juntaram depois do fecho do SCE Studio Liverpool (ex-Psygnosis), quando a franquia Wipeout foi cancelada. Agora, estes elementos voltam a trabalhar internamente na Sony PlayStation. É, no mínimo, irónico.

Além do já mencionado título de terror, a Firesprite produziu The Playroom e esteve envolvida na produção de jogos de outros estúdios. Actualmente, o estúdio estava a trabalhar em dois grandes projectos, um jogo de aventura “ambicioso” e um outro jogo de acção multi-jogador, em parceria com a Cloud Imperium (Star Citizen). Ao que parece, o estúdio continuará com a sua autonomia, não estando previsto co-produzir com outros estúdios PlayStation.

Embora não esteja propriamente a competir com a Electronic Arts, Embracer , Tencent ou mesmo a rival Xbox, a Sony PlayStation tem angariado a sua quantidade crescente de estúdios, alargando a sua capacidade de produção e propriedade intelectual. Embora sejam boas notícias para alguns estúdios ficarem sob alçada de uma mega-corporação, porém, estamos a ver cada vez menos estúdios AAA independentes no mercado.